Porque a camisa do líbero é diferente?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O líbero é o responsável exclusivo pela defesa de um time de vôlei. Dessa forma, toda vez que o time for receber o saque se faz necessário que o líbero esteja em quadra. Por causa disso, tendo em vista seu grande fluxo de entrada e saída de quadra, é importante que ele use um uniforme diferente dos demais.

1) Líbero pode ser o Capitão da Equipe
A regra anterior não permitia ao Líbero ser o capital, alegando que o Líbero era sempre substituído, porém, esse argumento foi desconsiderado, visto que, um jogador regular capitão, também pode ser substituído.

Resposta. Resposta: por que antigamente só os altos tinham holofotes e em 1998, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) oficializou a entrada do líbero no esporte.

Resposta verificada por especialistas. A altura mínima para líbero é de 1,65 m e 1,80 m, nas categorias feminino e masculino, respectivamente.

Os quatro remanescentes da temporada passada mantiveram seus respectivos números. O capitão Rapha seguirá usando a 7, o líbero Thales a 17, o central Otávio continua com a 14 e Lucarelli vestirá a número 8.

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

O Líbero é um jogador especialista em passe e defesa que atua apenas na Zona de Defesa ou fundo de quadra (posições 1, 6 e 5). O Líbero normalmente substitui o Central quando este está passando pela zona de defesa.

O libero é o jogador especializado em defender, ele atua no fundo da quadra e não pode efetuar fundamentos de ataque com a intenção de marcar pontos.

A posição foi criada para tornar o volei mais atrativo e dinâmico. O líbero é o atleta especialista em passe e defesa. Perceba que é um entra e sai da quadra sem fim. Em 99% dos times, o líbero substitui os meios de rede no fundo de quadra.

O líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja ocupando as posições 1, 6 e 5, enquanto a bola estiver fora de jogo. Não há um número limite de substituições para o líbero.

Serginho é amplamente considerado o melhor líbero de todos os tempos, e aquele com mais prêmios do que qualquer outro de sua posição.

190 cm

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.

Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.

A resposta é sim, e esse é o caso de Li-Yi Tung, de 22 anos, líbero do campeão asiático, o Taichung Bank, de Taiwan. Ele vem roubando a cena no Ginásio Divino Braga, em Betim (onde é disputada a competição), nem tanto pelo desempenho em quadra e sim por ser o mais baixo entre todos os participantes.

Contrariando uma tendência mundial, que pede jogadores cada vez mais altos, o levantador Hermison, 1,70 m, disputa pela sexta vez a Superliga de vôlei, a principal competição interclubes no país. Segundo dados da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Hermison, 27, é o atleta mais baixo da história do torneio.

No futebol, o líbero é o zagueiro/defesa central de sobra de uma equipe. O nome da posição vem do italiano libero, que significa "livre".

Os primeiros relatos do líbero, que em italiano significa “livre”, surgiram nos anos 1930. O técnico austríaco Karl Rappan alterou o esquema da moda na época, o WM, deu liberdade para os jogadores trocarem de posições, puxou defensores, montou uma espécie de 5-4-1 e acabou criando seu “ferrolho suíço”.

Serginho

  • Carreira: 1997-2020.
  • País: Brasil.
  • Olimpíadas: 2 ouros (2004 e 2016)
  • Copa do Mundo: 2 ouros (2003 e 2007)
  • Copa dos Campeões: 2 ouros (2005 e 2009)
  • Campeonato Mundial: 2 ouros (2002 e 2006)
  • Liga Mundial: 8 ouros (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010)
  • Pan-Americano: 1 ouro (2007)