Porque a camisa do Flamengo só tem uma estrela?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na entrada dos jogadores em campo, ela foi acesa em homenagem aos 30 anos do título mundial rubro-negro. Os jogadores tinham pilhas no braço para fazer a estrela brilhar. Em dezembro de 1981, o Flamengo comemorava a conquista do Mundial Interclubes, com vitória por 3 a 0 contra o Liverpool.

Dos oito títulos possíveis no futebol profissional em 2023, o Flamengo projeta a conquista de, no mínimo, quatro deles.

Palmeiras

Palmeiras (15 títulos)
Grande recordista de vitórias nacionais, o Palmeiras está isolado na frente com os seus 10 títulos do Campeonato Brasileiro (com dois em 1967, porque foram realizados dois Campeonatos Brasileiros naquele ano), sendo o maior campeão brasileiro.

O escudo do Flamengo tem uma estrela dourada que representa a conquista do Mundial de 1981, em cima do Liverpool. As estrelas no escudo do Fluminense representam os tricampeonatos estaduais conquistados pelo clube em: 1917/18/19, 1936/37/38 e 1983/84/85.

Uma das coisas que causa mais fascínio nas camisas dos clubes e seleções de futebol são as estrelas bordadas perto do escudo (geralmente acima). Porque longe de serem um simples adorno, elas têm um significado: representam a conquista de títulos.

As vermelhas pelo hexa estadual (1963/64/65/66/67/68) e a branca pelo estadual conquistado no ano do centenário do clube (2011). Além da estrela vermelha, recém-colocada acima do logo do clube, representando a Taça Rio de 1951, o tem oito para comemorar o mês de fundação do clube (agosto).

Em busca do Tri da América, o Flamengo conta com a estrela de Gabigol, exaltado por Adílio durante a entrevista feita na Gávea.

O maior vencedor é o Barcelona, com cinco prêmios, seguido de Real Madrid, com quatro, Liverpool, com três, Bayern de Munique, Manchester United, Milan, Inter de Milão, Juventus e Sevilla, com dois, e Roma, Ajax , PSG, Valencia, Atlético de Madri e Atlético Nacional com um.

Especialmente o Palmeiras, apontado por 19% dos flamenguistas como o maior rival, fruto evidente da batalha entre os dois clubes pelos grandes títulos nacionais e continentais nas últimas temporadas. O terceiro lugar no ranking de rivalidade dos flamenguistas é ocupado pelo Corinthians, com 15%.

Em 2023, o Flamengo disputou 25 partidas, sendo 14 vitórias, dois empates e nove derrotas — Palmeiras, Fluminense (duas vezes), Vasco, Al-Hilal, Independiente del Valle, Aucas, Maringá e Internacional —, chegando a 58,6% de aproveitamento.

Títulos no total
No total, somando essas competições, o Flamengo tem 61 conquistas, contra 51 do Corinthians.

1) Palmeiras - 16 títulos.

São Paulo

O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas (1992, 1993 e 2005).

Independiente

O maior campeão é o Independiente, da Argentina: o "Rey de Copas", como é conhecido justamente por essa razão, tem sete troféus do torneio em sua galeria.

O Flamengo tem apenas um título mundial, conquistado em 1981 diante do Liverpool.

Palmeiras - 353 pontos
Atlético-MG- 253 pontos. Grêmio - 252 pontos. Athletico-PR - 186 pontos. Flamengo - 178 pontos.

Estrelas nas camisas de futebol fora do Brasil
Na Itália, um time só pode bordar uma estrela após conquistar dez vezes o Campeonato Italiano de Futebol. Na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Argentina, as constelações não são usadas entre os times.

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail. Além de ter um limite financeiro bem claro imposto pela diretoria, o Palmeiras não vai ao mercado para contratar uma estrela pela preocupação que tem em manter um bom ambiente no Palestra Itália.

O plano inicial é contratar um atleta com densidade e currículo para ser herói da massa remista. Ele irá vestir a camisa de número 33, que simboliza a longa invencibilidade sobre o Paissandu, até hoje cantada em prosa e verso pelos azulinos.

Por isso, só a Juventus ostenta três estrelas. Por isso, apenas Inter e Milan têm uma estrela solitária na camisa (a Inter vai colocar uma segunda estrela quando ganhar o próximo título do Campeonato Italiano).

Nesta terça-feira (23), o presidente do Palmeiras Mauricio Galiotte decidiu pela colocação de uma estrela vermelha na camisa em celebração ao título da Copa Rio de 1951, que já será utilizada na partida desta quarta-feira (24) contra o Atlético Tucumán pela Libertadores.