Porque a calopsita fica abrindo a boca sem parar?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Outro comportamento comum na calopsita é abrir as asas. Geralmente, isso indica que ela está feliz em ver o tutor ou até se espreguiçando, sendo mais um dos hábitos normais da ave.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.

Toda vez que a ave respira, a cauda dela movimenta-se para cima e para baixo. Porém, nas aves que são saudáveis esse movimento passa despercebido. Assim, se você perceber que o movimento é muito perceptível quando ela estiver em repouso, saiba que ela pode estar com problemas respiratórios.

Quando está com calor elas apresentam algumas mudanças. A principal é em relação a sua respiração, pois, fica ofegante e respira de bico aberto. Elas também mantêm as asas distantes quando sentem calor .

Falta de atividades. Calopsitas gostam de brincar, e a falta de atenção pode fazer com que fiquem estressadas. Portanto, dê bastante atenção a elas e compre ou faça brinquedos novos.

Quando ela estiver estressada, você pode tentar algumas técnicas para acalmá-la, como dar-lhe alimentos para comer, brincar com ela ou massageá-la. Assim, você pode manter a calopsita feliz, saudável e bem cuidada.

Algumas vezes, a calopsita abre o bico de modo que dá para ver até a língua. Essa atitude demonstra apenas que ela está relaxada, portanto, não é um indício de calopsita engasgada.

Esta pode ser demonstrada como apatia e/ou estresse, que geralmente estão associados e são confundidos com sinais clínicos de doenças, como perda de apetite, penas eriçadas, alterações nas fezes, agressividade, mudanças de comportamento e arrancamento de penas”, aponta Dra. Marta.

Se aproxime da calopsita
Uma dica muito importante para quem quer amansar uma calopsita é se aproximar do bichinho. Se ela vive em uma gaiola, traga a casinha dela para perto de você, mas sem movimentos bruscos, do contrário ela poderá ficar ainda mais arisca por estar assustada.

Doenças mais comuns em calopsitas

  • Ceratoconjuntivite viral ou bacteriana. Produz secreção, avermelhamento dos olhos. ...
  • Ascaridiose/ Coccidiose / giardíase. São infecções parasitárias, onde os agentes causam emagrecimento, prostração, diarreias e perda de energia. ...
  • Aspergilose. ...
  • Clamidiose.

Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal.

Quando a ave está precisando de companhia, costuma dar alguns sinais: passa a ficar inquieta, andando de um lado para o outro e vocalizando de uma forma diferente, chamando por outras aves.

É possível identificar se a calopsita está com frio observando se suas penas estão eriçadas e se elas ficarem por muito tempo na posição de dormir.

10 – 15 anos