Porque a calopsita balança a cabeça quando falo?

Perguntado por: ilacerda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Basicamente, a calopsita está buscando por atenção. Observe se ela balança a cabeça. Esse movimento de balançar a cabeça de um lado para o outro é fluído, e não irregular. Nesse caso, é sinal de que o pássaro quer atenção.

Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz. Se notar que sua ave está mais afastada em um canto da gaiola do que de costume ou no fundo da gaiola, por exemplo, pode ser que ela não esteja muito bem.

Com paciência, presença constante e falando suavemente com ela, aos poucos, a calopsita vai amansando. Uma técnica bastante utilizada é deixar a gaiola no chão e aproximar a mão perto dela, lentamente, até o momento em que ela se entregar. A partir daí a interação só irá aumentar.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!

Além de ter a chance de ouvir o canto da calopsita, essas aves são ótimas em reproduzir as músicas que escutam em formato de assobios.

Medo de mãos. Em hipótese alguma o tutor deve forçar a ave a ficar em sua mão. É importante ter em mente que mesmo quando a calopsita gosta de carinho, não se deve levar a mão por cima da ave e nem dentro da gaiola em um movimento de pegá-la, pois isso pode torná-la ainda mais arisca.

Entre os brinquedos que calopsitas amam, estão:

  • Miçangas;
  • Balanços;
  • Poleiros;
  • Compensadores;
  • Espelho;
  • Parquinho ou playground de calopsita.

Veja se ela caminha em sua direção.
Se estiver por perto e a calopsita vir até você, esse é um sinal de que ela está feliz com a sua presença. No entanto, isso só será um sinal de alegria se a cabeça estiver erguida, e não abaixada.

De acordo com os especialistas da Petz, para a calopsita dormir bem, é fundamental oferecer um lugar tranquilo para ela descansar, de preferência ao abrigo da luz. Sabendo que a calopsita dorme de dia, é indicado deixar a gaiola em um local sem luz intensa e grandes movimentações/barulhos.

AVES SAUDÁVEIS
Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.

Calopsitas são animais sociáveis, que gostam de estar em bando — e isso inclui os tutores! Elas adoram passar tempo com seus humanos. Portanto, reserve um período do dia para fazer carinho, ficar com ela no ombro, estimular atividades e se divertir.

Bastão, espelho e corda são alguns objetos certeiros para distrair a ave. As calopsitas gostam de interagir e, como passam grande parte do tempo em suas gaiolas, é preciso desenvolver alternativas para que elas possam brincar e gastar energia.

Especialistas recomendam também o uso de espelhos, que podem ser colocados dentro da gaiola, ou brinquedinhos que já venham com o item. Pois quando as calopsitas cantam ou falam, amam se olhar no espelho.

Reunimos aqui as melhores dicas para você amansar sua calopsita.

  1. Se aproxime da calopsita.
  2. Ofereça petiscos que ela gosta.
  3. Prefira locais tranquilos.
  4. Faça carinho na calopsita.
  5. Ofereça seus dedos para que ela suba.
  6. Tente permanecer com a calopsita em seus dedos.
  7. Comece o treinamento enquanto ela for um filhote.
  8. Tenha paciência.

Miçangas coloridas, pingentes grandes, pedrarias, tirinhas de madeira, palitos de picolé, fitas de couro e arame já dão conta de compor brinquedos para calopsita excelentes. O mais importante é utilizar muitas cores e ter cuidado com certos materiais que podem machucar a calopsita.

As calopsitas são aves brincalhonas e, muitas vezes, são criadas sozinhas, então, ofereça brinquedos para que ela possa se distrair. Procure renovar os brinquedos, trocando semanalmente (revezando), pois só assim ela estará mais interessada nos objetos e, com certeza, muito mais feliz.