Porque a boina da rota e preta?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Curiosidade: Em 1970, os policiais que integravam a ROTA passaram a ser chamados de Boinas Negras, uma forma de caracterizar os policiais que trabalham na unidade. Para eles, um símbolo de grandeza, pelo fato de pertencer à ROTA.

A boina negra, quando implantada, em dezembro de 1970, usava os dois fuzis cruzados, dos batalhões de caçadores, da Força Pública de São Paulo. Uma das principais atribuições da ROTA, desde seu surgimento, é o apoio as Rádio Patrulhas, ao Policiamento de Área.

Boina preta: usada por militares pertencentes a unidades unidades blindadas ou mecanizadas. Boina castanha: Brigada de Operações Especiais.

O EB afirma que a história da boina preta tem origem na primeira guerra mundial, e desde 1989 é usada como símbolo das tropas blindadas e mecanizadas.

Remuneração. A remuneração inicial, do cargo de Soldado PM de 2ª Cl, é de R$ 3.143,70. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, a remuneração, na graduação de Soldado PM de 1ª Cl, é de R$ 3.476,12, conforme tabela de vencimentos anexa à Lei Complementar nº 1.317, de 21 de março de 2018.

O tecido, segundo a polícia, é ainda resistente a chamas e seca mais rápido. O uso do uniforme preto, diz o documento, “se torna um sacrifício extra com possíveis casos reais de desidratação e intermação" e, "em indivíduos com condições de estresse máximo por calor, o mecanismo de transpiração torna-se ineficiente”.

Boina garança: colégios militares. Boina preta: unidades blindadas ou mecanizadas. Boina castanha: Brigada de Operações Especiais. Boina cinza: infantaria de montanha.

A substituição da farda que celebrizou o Bope vinha sendo estudada desde 2007, por motivos de segurança e de saúde dos policiais. A roupa escura, embora faça parte da mística dos “homens de preto”, paradoxalmente põe em risco a vida dos “caveiras” – como são conhecidos os “cursados” em operações especiais.

Boina preta: unidades blindadas ou mecanizadas. Boina castanha: Brigada de Operações Especiais. Boina cinza: infantaria de montanha. Boina azul-ultramar: Comando de Aviação do Exército.

antes da adoção da boina verde para uso geral nos anos 70 e 80 as unidades do comando militar da Amazônia fazia uso da boina verde oliva até a sua substituição para a boina rajada. Boina garança: colégios militares. Boina preta: usada por militares pertencentes a unidades unidades blindadas ou mecanizadas.

Seu lema é "Dignidade Acima de Tudo". É uma das tropas mais icônicas da Polícia Militar paulista, sendo facilmente identificada pela população pelas viaturas cinza-chumbo e as boinas negras usadas por seus integrantes.

Ser brasileiro; Idade mínima de 17 (dezessete) anos e máxima de 30 (trinta) anos; Possuir estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros) para mulheres e 160 cm (cento e sessenta centímetros) para homens.

É preciso ter entre 18 e 30 anos (apurados no ato da inscrição), não registrar antecedentes criminais, ter concluído o ensino médio (2° grau), e altura mínima de 1,65m.

A tenente-coronel Susane Tamanho, da Polícia Militar de Mato Grosso, é a primeira mulher do Brasil a se formar em um curso de especialização do Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas “Tobias de Aguiar” (Rota) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.