Porque a Benzetacil foi suspensa?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

O motivo era a escassez de matéria-prima do antibiótico.

A ação da Benzetacil é bastante ágil. Começa a ocorrer de 15 a 30 minutos após a aplicação e atingindo seu pico de 24 a 48 horas depois. Quanto maior a quantidade do medicamento na injeção, maior também a duração do efeito.

Não foram encontradas restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à aplicação da benzilpenicilina benzatina (Benzetacil®) nos postos de saúde. Contudo, deve ser aplicada por profissional habilitado.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Tomei benzetacil hoje a tarde de 1.200, a noite posso comer ovos? Boa noite! Pode sim.

Dificilmente, há a necessidade de associar os dois medicamentos, isto porque ambos são beta lactâmicos ou seja, são da mesma classe de antibióticos, sendo que a amoxicilina é considerada um tipo de penicilina semi-sintética e a Benzetacil é um tipo de penicilina G, do grupo das penicilinas naturais.

Benzetacil 300.000U/mL, caixa com 1 frasco-ampola com 4mL de suspensão de uso intramuscular. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.

Não está recomendada a administração do medicamento por via parenteral em domicílio ou ambientes que não contam com os recursos previstos na referida portaria. As reações alérgicas imediatas se apresentam em até uma (1) hora da administração, devendo este ser o tempo mínimo de observação do paciente.

Por ser muito forte e aplicada em forma de injeção intramuscular - ou seja, dentro do músculo - seu efeito é rápido. Existem muitas razões para essa injeção doer mais que outras.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

A lesão do nervo ciático por injeção intramuscular (IM) na nádega é potencialmente devastadora. Em casos graves, os músculos do jarrete (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso) e todos os músculos abaixo do joelho ficam paralisados, resultando em um pé dormente e trêmulo.

A benzilpenicilina benzatina deve ser administrada exclusivamente por via intramuscular (IM). A região preferencial é a ventro-glútea, por ser livre de vasos e nervos importantes, sendo o tecido subcutâneo de menor espessura, com poucos efeitos adversos e menos dor local.

Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos.