Porque a barriga fica muito dura no final da gravidez?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Nesta fase, é normal que sinta a barriga mais inchada e mais dura, especialmente na parte inferior do abdómen, a baixo do umbigo. Com o crescimento do bebé, a barriga vai crescendo, fica mais redonda e mais dura.

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima

  • 1- Mais contrações de treinamento. ...
  • 2- Pressão na pelve. ...
  • 3- Sensação de respirar melhor. ...
  • 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  • 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  • 6- Aumento da secreção vaginal.

Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar.

Como também já dito, a barriga dura e as contrações de Braxton Hicks são fenômenos comuns do fim da gravidez. Por isso, é necessário ficar atenta às contrações conforme o passar do tempo. Quando elas começam a ficar muito frequentes, pode ser um sinal de que o seu bebê está prestes a nascer3.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.

As 38 semanas de gravidez também são marcadas pela barriga, que ficará mais dura e baixa. Isso ocorre porque o bebê tende a “se encaixar” nos ossos localizados na bacia — fato que acontece, em média, 15 dias antes do nascimento.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Nove Meses De Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora
No último mês da gravidez, seu bebê já deve estar em posição cefálica, isto é, com a cabeça para baixo. Se o bebê estiver sentado, seu médico poderá tentar virá-lo ou oferecer uma cesariana.

São sintomas de características normal nessa fase da gestação, é comum a barriga ficar dura e haver cólicas intensas que são as contrações e podem ser as de treinamento.

Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga. Acaricie esse montinho para que o bebê saiba que você está ali! Neste momento, começa a treinar o movimento de engolir líquidos e também a fazer xixi.

Caixa de Informações Chave: 1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Encaixe do bebê
Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.

Aumento do peso do bebê
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

38 semanas de gravidez são 9 meses.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas. Só 5 minutos de agachamento por dia já fazem diferença.

38 semanas de gravidez são 9 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 14 dias para conhecer o seu bebé!

Está chegando a hora! Os órgãos do seu pequeno estão totalmente desenvolvidos e nos lugares certos. Os pulmões e o cérebro já funcionam perfeitamente, por isso, se o bebê nascer antes das 40 semanas, não deve enfrentar nenhum problema.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.