Porque a barriga fica mole depois do parto?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Durante a gravidez a musculatura da barriga se estica com o propósito de fornecer ao bebê o espaço necessário para seu crescimento, e quando ele enfim nasce a barriga realmente fica com um aspecto mole, já que esse vai e vem faz com que os músculos se enfraqueçam.

1A barriga costuma ficar flácida no pós-parto por conta do efeito sanfona, que aumenta e diminui o tamanho da barriga em um período curto de tempo. 2Uma boa alimentação para se livrar da barriga flácida também acaba refletindo em bons nutrientes para o seu bebê através da amamentação.

A questão da flacidez pós-parto ocorre porque, durante a gestação, a barriga da futura mãe cresce, logo, a pele das regiões afetadas passam por um estiramento, que pode demorar para voltar ao normal após o nascimento do bebê.

ENTENDA POR QUE VOCÊ TEM FLACIDEZ NA BARRIGA
Vários são os fatores que podem levar à flacidez na região abdominal: não se alimentar bem, variar muito de peso, o famoso efeito sanfona. Esses são motivos que levam ao problema. Além disto, o fator idade deve ser levado em consideração.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo. Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente, uma vez que ocorre a saída do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Tudo é rapidamente ocupado por alças intestinais.

07 jul Flacidez Abdominal Pós-Parto
Durante a gravidez a musculatura da barriga se estica com o propósito de fornecer ao bebê o espaço necessário para seu crescimento, e quando ele enfim nasce a barriga realmente fica com um aspecto mole, já que esse vai e vem faz com que os músculos se enfraqueçam.

AS: “após mais ou menos 6 semanas, a barriga costuma voltar ao normal”. Entretanto, vale lembrar que esse tempo varia para cada mulher! Além disso, algumas alterações podem persistir como a flacidez da pele, a gordura localizada, a diástase do músculo reto abdominal e as estrias.

Cuidados para evitar ou reduzir a flacidez pós-parto

  1. 1- Usar cremes hidratantes.
  2. 2 – Fazer atividades físicas.
  3. 3 – Ter uma alimentação saudável auxilia na flacidez pós-parto.
  4. 4- Realizar procedimentos estéticos não invasivos.

Dá para começar com exercícios leves, como caminhadas. Outra opção que ajuda a fortalecer os músculos é o pilates. A fisioterapia também é recomendada para trabalhar em áreas específicas. Outra opção que ajuda a modelar a silhueta e combater a flacidez é o uso de cremes específicos.

Radiofrequência. É um dos melhores tratamentos estéticos no pós parto. A técnica estimula a circulação sanguínea e a formação de colágeno e deixa a pele mais firme. Em pouco tempo, já é possível reparar na melhora no aspecto da celulite.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o acúmulo de gordura na região abdominal é prejudicial seja a sua barriguinha mole ou dura. Mulheres devem ter cintura com menos de 88 cm e homens devem ficar abaixo dos 102 cm de circunferência abdominal para minimizar risco de doença cardiovascular, obesidade e morte precoce.

Conhecida comumente por barriga de cerveja ou de chopp a barriga dura é fruto de gordura visceral. Enquanto a mole é constituída por gordura abaixo da pele ou subcutânea. Enquanto a gordura subcutânea é macia e parece mole quando você cutuca, a gordura visceral é firme e não cede tão facilmente quando cutucada.

A cirurgia para remover a flacidez na barriga é a melhor solução, uma vez que é o único procedimento capaz de retirar todo o excesso de pele já existente na região, algo que não é possível com nenhum outro método. Além disso, a cirurgia consegue remover todos os graus de flacidez abdominal. A melhor opção é a cirurgia!

Sintomas de Diástase
Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta. Além disso, pode-se perceber um afundamento na região, quando está na postura ereta, conforme ilustrado na imagem abaixo.