Porque a barriga fica inchada na menopausa?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

A redução do estrogênio altera a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação. Isso causa o aumento na produção de gases, responsáveis pela sensação de barriga inchada.

A tal "barriga da menopausa" é uma das consequências mais comuns da transição hormonal pela qual as mulheres passam nessa fase. E esse processo pode começar até sete anos antes da pausa final da menstruação, na chamada perimenopausa, que em geral começa lá pelos 45 anos.

Tratamentos para barriga hormonal
Geralmente, o tratamento é realizado através do uso de medicamentos para controle, ou dieta alimentar. O tratamento varia de acordo com o tipo de hormônio e grau de alteração.

Ginseng: Está entre os chás que aliviam os sintomas da menopausa. É uma raiz de propriedades potentes e seu chá pode aliviar ondas de calor e ansiedade. Ela é anti-inflamatória e pode ajudar no controle do peso, ou seja, aliviando o ganho de peso que comumente acontece nessa fase.

Alimentos para evitar na menopausa

  • Salgadinhos e biscoitos. ...
  • Produtos apimentados. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: fast-food. ...
  • Álcool. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: cafeína. ...
  • Carnes gordurosas.

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora. A melhor estratégia é não esperar que ela se instale, mas sim contrariá-la aos primeiros sinais(2).

Os sintomas de climatério e menopausa geralmente são caracterizados por:

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

“O estrogênio é responsável por regular os níveis de fluidos no corpo. Portanto, se os níveis desse hormônio estiverem baixos, o corpo torna-se menos capaz de reter água, o que pode afetar a hidratação e lubrificação dos tecidos articulares, incluindo as cartilagens, ligamentos e tendões”, comenta Walkíria.

Para emagrecer na menopausa a receita é só uma: alimentação saudável e natural aliada a uma boa rotina de exercícios. E sobre isso é importante diminuir o consumo de alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras ruins.

Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

Veja quais:

  1. Faça uma boa ingestão de água diária. ...
  2. Coma fibras, por meio do consumo de frutas e vegetais;
  3. Controle o consumo de itens refinados e industrializados;
  4. Diminua a ingestão de gorduras saturadas, como carnes vermelhas, queijos e manteiga;
  5. Capriche na ingestão de ômega-3 e carnes brancas.

Perder peso tem o mesmo efeito. Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina. A leptina é, portanto, um dos hormônios para emagrecer.

Os hormônios femininos podem causar inchaço por vários motivos. Por exemplo, o estrogênio causa retenção de líquidos; esse mesmo hormônio e a progesterona podem acelerar ou retardar a motilidade dos músculos estomacais e, por sua vez, causar gases; e ainda tem o aumento do útero pouco antes da menstruação.

grelina

Os hormônios também têm papel importante. Enquanto a grelina faz sentir fome, altos níveis de T3 e 74 aceleram o metabolismo e podem ajudar a perder peso, por exemplo.

Amora contribui para o bem-estar feminino, pois promove o equilíbrio hormonal (puberdade, menopausa precoce, pós-menopausa) e aliviando a dor menstrual. É uma das principais plantas utilizadas no tratamento das ondas de calor durante a menopausa.