Porque a barriga fica grande depois do parto?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 9 votos

Uma barriga protuberante característica de muitas mulheres que foram mães - inclusive aquelas com peso normal - é na verdade uma condição médica que tem nome: diástase do reto abdominal, como é conhecida a separação entre os músculos superficiais do abdômen que ocorre pelo crescimento do útero durante a gravidez.

Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo. Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente, uma vez que ocorre a saída do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Tudo é rapidamente ocupado por alças intestinais.

Após o parto, pode demorar um tempo para que a barriga volte ao normal, como era antes da gravidez. Mas também pode acontecer o que os médicos chamam de diástase abdominal - quando a barriga fica estirada devido ao afastamento da musculatura abdominal.

Sintomas de Diástase
Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Ela ajuda a colocar os órgãos em seus devidos lugares, além de auxiliar no inchaço e melhorar a silhueta. A cinta pós-parto também ajuda a mulher a realizar os movimentos do dia a dia, como dirigir, se abaixar ou tossir, com uma maior segurança.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

Os exercícios devem ser iniciados pelo core; Caminhada, yoga voltada para pós-parto, exercícios com o peso do corpo e alongamentos são os mais indicados, mas abdominais, elevação de quadril (ponte), agachamentos, remadas, flexão de panturrilhas, adução e abdução de coxas também podem ser indicados.

“É supernormal as mães ficarem com a barriguinha proeminente depois da gestação. Isso acontece porque o útero se distende durante a gestação e demora para contrair novamente”, explica Alexandre Alves, diretor da Fit Mommy, academia especializada em gestantes e pós-parto.

Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Outras atividades físicas para a diástase abdominal

  • Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
  • Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

Nutrientes essenciais em uma dieta pós-parto
Em todas as refeições, capriche nas frutas, nos vegetais e nos grãos integrais (como quinoa, aveia e linhaça). Além disso, tente evitar o consumo de alimentos industrializados e processados com altos teores de sódio, gordura saturada e açúcar.

Cinta com busto para amamentação (com ou sem pernas) – Normalmente é um modelo super confortável que não aperta, podendo ser usado até para dormir.

Na hora do sono, o corpo do indivíduo permanece praticamente inerte. Assim, quase não há benefícios pelo uso da cinta. O melhor é deixar o corpo relaxar ao máximo, e vestir o acessório novamente ao acordar. Também é importante retirar a cinta para evitar problemas na respiração à noite.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos.