Porque a barriga de grávida fica dura a noite?

Perguntado por: nvilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê.

É normalíssimo isso acontecer, pois vais ingerindo alimentos, líquidos, agora com o calor ao longo do dia vais ficando com retenção, inchas, é normal!

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Há um mito que a mulher pode machucar o bebê enquanto dorme. Isso não é possível, se considerarmos apenas a posição. A sua barriga tem a proteção ideal para que você se movimente à vontade durante a noite e sem preocupação. A posição de dormir não machuca o bebê.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

Mas se você está com menos de 37 semanas de gravidez e a contração for acompanhada por sangue ou uma secreção vaginal parecida com sangue, fale com seu médico imediatamente ou vá até um hospital. Isso pode ser sinal de um rompimento prematuro da bolsa.

Inicialmente, deite seu bebê com a barriguinha para cima. Aqueça suas mãos e comece a massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares em torno do umbigo. Além disso, é aconselhável flexionar com cuidado os joelhos do neném e levá-los contra a barriguinha dele.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Se a gestante acordar no meio da noite e perceber que está de bruços (de barriga para baixo), apesar do tamanho da barriga, também não há com que se preocupar, pois o bebê está bem protegido dentro do útero.

É comum que algumas mulheres fiquem preocupadas ao se depararem com a sua barriga e ver que há barrigas diferentes na gravidez, mas temos que saber que isso é normal! Há barrigas que crescem mais e mais rápido, outras que apontam mais, e portanto, todas elas são diferentes e variam de mulher pra mulher.

A linha nigra tipicamente aparece durante o segundo trimestre. Ou seja, por volta da 14º a 16º semanas de gestação. Ela se torna mais escura à medida que a gravidez avança e algumas pessoas acabam só percebendo ela por volta do 5º mês de gravidez.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

É melhor a gestante dormir sobre o lado esquerdo do corpo
Verdade. Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.