Porque a barata não morre com radiação?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

No caso das baratas, a dose letal é de cerca de 64 Gy, cerca de 6 a 15 vezes maior que a dos humanos. Sua maior resistência deve-se ao facto de as suas células se dividirem muito mais lentamente, tornando-as mais resistentes aos efeitos da radiação.

Elas possuem as estruturas vitais no tórax e respiram por orifícios nas laterais do corpo, os espiráculos. Dessa forma, conseguem se manter vivas até mesmo quando são decapitadas! Além disso, escassez de comida nunca é problema.

Escorpião. Os escorpiões são conhecidos por suportar um nível muito alto de radiação UV, e muitos cientistas sustentam a hipótese de que eles podem sobreviver a ataques nucleares melhor do que a maioria das criaturas.

Quem teria chance de sumir junto com as baratas seriam algumas vespas, que são parasitas apenas dos ovos das nojentinhas. Só que com a diminuição de aves e mamíferos, a cadeia alimentar ficaria mais escassa, levando à redução do número de coiotes, lobos, alguns répteis e gatos.

É difícil acreditar, mas a barata tem função muito importante: alimenta-se de restos de animais e faz reciclagem de matéria orgânica em decomposição. Por isso, é considerada a faxineira do planeta! Além disso, serve de alimento para pássaros, lagartos, cobras e outros bichos.

À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.

São insetos com pouca visão.
Elas não possuem olhos privilegiados, são quase cegas. A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade.

Mas as baratas, assim como todos os insetos, apresentam um tipo especial de sangue que é chamado de hemolinfa.

Sim! Muita gente não sabe, mas baratas mordem. Na verdade, uma barata pode morder com uma força que equivale a 50 vezes seu peso corporal. Baratas conseguem correr pelo teto, se espremer através de rachaduras tão finas quanto uma moeda e viver por até duas semanas depois de serem decapitadas.

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.

Tardígrado

Tardígrado: animal mais resistente do mundo. Mosquitos são considerados como os animais mais mortíferos do mundo, já que suas picadas podem transmitir diversas doenças, sendo responsáveis pela morte de mais de dois milhões de pessoas por ano.

A maioria das espécies vivem bem sob temperaturas em torno de 30ºC, exceto Blatta orientalis, que são encontradas em locais onde a temperatura ambiente não ultrapasse os 25ºC.

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos.

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando!

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.

Com a redução de roedores por outro lado resultaria na diminuição da população de animais como pássaros, repteis, aves de rapina e outros animais que se alimentam de baratas tenderiam a mudar grande parte do seu comportamento alimentar e até sua convivência para conseguirem se alimentar.

Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.

Brincadeiras à parte nas curiosidades sobre baratas, sim, a barata tem um pequeno coração em seu abdômen. Ele parece um tubo e é responsável por transportar o sangue para todo seu corpo.