Porque a barata não morre?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Elas possuem as estruturas vitais no tórax e respiram por orifícios nas laterais do corpo, os espiráculos. Dessa forma, conseguem se manter vivas até mesmo quando são decapitadas! Além disso, escassez de comida nunca é problema.

Veja abaixo, algumas dicas caseiras para acabar com este inseto tão indesejável.

  • Folhas de louro: Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. ...
  • Eucalipto e alecrim: ...
  • Solução de água e sabão: ...
  • Álcool em gel: ...
  • Bicarbonato e açúcar:

Mas pisá-las não é a melhor solução para matar este inseto, avisam especialistas. Será uma reação comum de várias pessoas quando veem uma barata em sua casa: pisá-la, ou procurar um objeto e arremessá-lo contra o invasor, seja um livro, um sapato ou uma revista.

Sim! Muita gente não sabe, mas baratas mordem. Na verdade, uma barata pode morder com uma força que equivale a 50 vezes seu peso corporal. Baratas conseguem correr pelo teto, se espremer através de rachaduras tão finas quanto uma moeda e viver por até duas semanas depois de serem decapitadas.

As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.

Existem outras maneiras de se matar uma barata e, se você tem nojo, pode utilizar a ajuda de um chinelo ou vassoura. Mas, se você prefere fazer como a cantora Naiara Azevedo, não há problema nenhum nisso, pois as baratas não vão fazer mal à sua saúde só porque você preferiu matá-las com o pé descalço.

Por que sentimos medo de barata? Uma pessoa com medo de barata teme, em grande parte, a ideia de sujeira e doença que o inseto transmite. O sistema de autopreservação do indivíduo enxerga o animal como um perigo muito maior do que realmente pode ser.

Estudos mostram que microrganismos encontrados neste inseto podem ser responsáveis por transmitir doenças como gastroenterite, diarreia, febre tifoide, hanseníase, cólera asiática, pneumonia, tuberculose e meningite.

Brincadeiras à parte nas curiosidades sobre baratas, sim, a barata tem um pequeno coração em seu abdômen. Ele parece um tubo e é responsável por transportar o sangue para todo seu corpo.

Mesmo que o inseto seja pequeno, pode causar um incômodo muito grande ao entrar no ouvido. "Tem pessoas que reclamam com a gente dizendo que parecia que tinha um elefante dentro do ouvido, porque causa muita dor, inclusive", disse dr. André. Segundo o especialista, casos como esse são muito comuns.

As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela.

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.

O cheiro de carne é altamente atrativo para baratas. Elas adoram carnes, e mesmo pequenos pedaços, muitas vezes imperceptíveis para nós, podem ser um verdadeiro banquete para essa praga. Mantenha a cozinha sempre limpa passando um pano úmido. Sim, o cheiro de café atrai muito as baratas.

São insetos com pouca visão.
Elas não possuem olhos privilegiados, são quase cegas. A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade.

Barata francesinha (Blatella germânica)
Dentre todas espécies, essa oferece um maior risco devido ao seu alto potencial de reprodução. Normalmente é encontrada em cozinhas, tubulações, embalagens e frestas de móveis, paredes e pisos.

– Insetos à luz do dia: como preferem a escuridão, baratas têm hábitos noturnos. Se você vir uma delas zanzando durante a tarde, é porque a disputa por alimentos na madrugada está forte. Ou seja: há muitas delas dividindo o mesmo espaço.