Porque a bandeira da Austrália tem a bandeira do Reino Unido?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

A bandeira foi adotada oficialmente pelo país em 3 de setembro de 1901 e possui a representação da bandeira do Reino Unido no seu canto superior esquerdo, evidenciando a influência britânica sobre o desenho da bandeira, que decorre do fato de que a Austrália é uma ex-colônia britânica.

O Reino Unido da Grã-Bretanha surgiu em 1707 com a união entre a Inglaterra e a Escócia. Para representar essa parceria, os símbolos das bandeiras de ambos países foram mesclados.

A Bandeira Nacional Australiana possui uma grande estrela com sete pontas, um conto de cinco estrelas, o Cruzeiro do Sul, e uma pequena bandeira do Reino Unido. A estrela de sete pontas é conhecida como Estrela Federação, pois cada extremidade dela representa um dos seis estados e os territórios do país.

Tendo em sua bandeira apenas azul, vermelho e branco, a seleção australiana adotou as cores amarelo e verde em seu uniforme a partir de 1984, e a explicação está na flora do país. O verde e amarelo se referem à acácia, uma árvore considerada símbolo da nação.

inglês

Com a presença forte do inglês como idioma oficial, a Austrália também tem em seu território diversas outras línguas faladas por seus habitantes, chegando a mais de 260 idiomas e dialetos. É o caso do mandarim, italiano, árabe, cantonês, grego e até mesmo português.

A grande estrela branca, também conhecida por Estrela da Federação, simboliza os seis estados e o território australiano, que são representados pelas sete pontas que compõem a estrela. Do lado aposto, as quatro estrelas de sete pontas e uma de cinco pontas formam a representação da constelação do Cruzeiro do Sul.

A bandeira que representa o Reino Unido tem o fundo azul com a cruz vermelha de São Jorge, com bordas brancas, sobreposta a cruz vermelha, em diagonal, de São Patrício - patrono da Irlanda do Norte-, esta é sobreposta a cruz branca de Santo André - patrono da Escócia.

A razão é simples: a Grã-Bretanha é a região que abrange as ilhas da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Por isso, a bandeira tem as cruzes dos santos padroeiros da Inglaterra e da Escócia. Também é a razão para que ela tenha ficado fora de uso.

A bandeira da Inglaterra representa um dos países mais importantes do mundo. Os ingleses desfrutam de um alto nível de qualidade de vida. A Inglaterra faz parte do Reino Unido, e a bandeira deste apresenta, além das cores vermelha e branca, a azul.

O branco significa a pureza; a cruz, o cristianismo; e o vermelho, a coragem e o sacrifício. A cruz vermelha é conhecida como “Cruz de São Jorge”, em homenagem ao santo patrono da Inglaterra, desde o século XIV, São Jorge.

O principal símbolo da bandeira da Austrália é a Union Jack, expressão pela qual é chamada a bandeira do Reino Unido, que se encontra no canto superior esquerdo.

Camberra

Camberra é a capital da Austrália. Com uma população de 450 mil habitantes, é a oitava cidade mais populosa do país. A cidade está localizada no extremo norte do Território da Capital Australiana, a 280 km a sudoeste de Sydney e a 660 km a nordeste de Melbourne.

A bandeira da Austrália foi adotada em 3 de setembro de 1901. Ela possui três cores: vermelho, branco e azul. Na parte superior esquerda (pegando um quarto da bandeira), apresenta a bandeira em tamanho pequeno do Reino Unido. Esta parte da bandeira australiana representa a colonização britânica do país.

Schlee achava que o verde ficaria incoerente com o azul e então optou pela escolha do amarelo na camisa.

Isso se deve às condições climáticas na maior parte do país, que tem 20% de suas terras classificadas como desérticas. Por isso, a maioria da população australiana vive nas cidades mais próximas ao litoral.

os japoneses teriam optado pela cor azul porque representaria as águas ao redor do arquipélago japonês; o azul foi escolhido para evitar confusão com outras seleções asiáticas que já usam vermelho, como China e Coreia do Sul.