Porque a Avon tirou os livros?

Perguntado por: aluz9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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De acordo com a repórter da Folha de S. Paulo, a empresa passa por mudanças que revisão estratégica do seu portfólio. "A oferta de determinados produtos na Revista de Moda e Casa não é condizente com o novo plano de negócios, que busca estar mais conectado com o universo da beleza", disse a empresa à jornalista.

Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo. O Grupo Boticário ficou em segundo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020.

O negócio teria dois objetivos: levantar recursos para a Natura e destravar valor para a Aesop, notadamente a empresa de maior crescimento dentro do guarda-chuva do grupo brasileiro. Além da marca australiana, a Natura é dona da The Body Shop e da Avon.

Após o negócio, a brasileira deterá 76% do capital da empresa combinada, batizada de Natura & Co, enquanto os sócios da Avon ficarão com os 24% restantes. A companhia americana foi avaliada em US$ 3,7 bilhões (R$ 15 bilhões) na transação, incluindo as dívidas.

A compra da Avon, de acordo com o site InfoMoney, vai transformar a Natura, que já estava em busca de oportunidades para crescer em escala global, na 4ª maior empresa do setor de cosméticos do mundo. Vale lembrar que a marca também é controladora da australiana Aesop, desde 2012, e da inglesa The Body Shop, desde 2017.

Antônio Luiz Seabra

Quem é Antônio Luiz Seabra
Antônio Luiz Seabra é o fundador da empresa brasileira Natura. Empreendimento que atua na área de cosméticos e que é pioneiro em relação a diversas frentes – em especial -, as ligadas ao meio ambiente. Política que está nos valores da empresa desde seu início.

Natura

A Natura foi reconhecida como a marca de cosméticos mais forte do mundo pelo terceiro ano consecutivo, segundo o relatório Brand Finance Brasil 2023. Divulgada anualmente pela consultoria Brand Finance, a pesquisa avalia a força e o valor de mais de 5 mil marcas globais.

O topo do pódio foi mantido pela norte-americana Olay, com valor estimado em US$ 11,7 bilhões. Já o maior avanço em valor de marca no ano foi da francesa L'Oréal, que saltou US$ 952 milhões e ocupou o segundo lugar, com valor estimado em US$ 8,7 bilhões. Confira nas imagens o ranking completo.

Voltada a mulheres que trabalham ou empreendem, a Eudora se tornou a marca do Grupo Boticário que mais cresce. Com um faturamento de 1 bilhão de reais em 2018, a Eudora é um case do poder da tradicional venda direta.

De acordo com dados de visitas mensais da Similarweb, o principal concorrente de natura.com.br em julho 2023 é boticario.com.br, com 12.8M visitas. natura.com.br O 2º site mais parecido é avon.com.br, com 5.1M visitas em julho 2023 e em 3º lugar temos belezanaweb.com.br com 7.3M.

A Natura ocupa o 6º lugar do mundo entre as maiores companhias, com um faturamento anual de US$ 3,67 bilhões. A novidade foi a presença de O Boticário, estreante na lista, que apareceu na 17ª colocação, com US$ 1,23 bilhões em faturamento anual.

Além dos desafios operacionais, o cenário macroeconômico não ajudou e a companhia ainda enfrentou os impactos da pandemia e de uma guerra. Tudo isso vem refletindo na queda dos resultados e no aumento do endividamento da companhia brasileira de cosméticos.

Não faz mais parte da estratégia da Avon a abertura de lojas físicas, como se especulou no passado. Antes, a marca chegou a abrir quiosques dentro de lojas de departamento para atrair maior visibilidade entre potenciais clientes.

Na comparação com o mesmo período de 2020, a receita da Avon Brasil caiu 2,8%, para R$ 823,5 milhões. No entanto, a empresa diz que esse recuo aconteceu pela implantação do novo modelo comercial da companhia para as revendedoras no país e aponta que os volumes já voltaram a crescer em março, último mês do trimestre.