Porque a auréola ressecada?

Perguntado por: acavalcante4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Pode ser provocada por contato com substâncias alérgicas, mudanças na temperatura ou estresse, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Normalmente é também chamada de eczema e pode deixar a pele mais áspera e com aspecto de inflamação.

6 – Formação de feridas e crostas
As úlceras, feridas ou crostas na pele e na região dos mamilos são alguns dos sintomas mais visíveis da doença. Outro sintoma associado a essas feridas e irritações são as retrações ou o endurecimento da pele, que pode apresentar textura diferente do estado natural.

Lave o peito apenas com água durante o banho ou duche. Os pequenos altos (glândulas de Montgomery) na sua aréola produzem um óleo que hidrata e protege os seus mamilos. O sabonete e o gel de banho podem eliminar este óleo natural, provocando secura e irritação.

Vale lembrar que a prática de uma mulher amamentar o filho da outra é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois oferece risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDS, sobretudo para as crianças.

Use óleo de coco para clarear naturalmente e hidratar os mamilos. O óleo de coco é muito usado pra clarear e renovar a pele e é seguro de usar em qualquer tipo de pele. Passe uma colher de chá, mais ou menos, em cada mamilo e deixe agir. Vai demorar um ou dois meses para ver resultados usando esse método.

O ideal, segundo ela, é diariamente hidratar as mamas com óleos ou cremes, desde que não entre em contato com a aréola e mamilo, expô-las ao sol, lavar sem excessos e trocar gradativamente o número do sutiã.

O principal motivo do ressecamento em todo o corpo, é a falta de hidratação. Portanto, abuse dos cremes hidratantes! Mas, no caso das mamas, essa carência é ainda maior. Isso porque, a pele é bastante sensível e, não à toa, piora durante o inverno, puerpério e exercícios com atrito contínuo.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

As fissuras podem ser decorrentes de diversos fatores, que e em sua maioria, são consequências da posição “inadequada” do bebê em relação à mama e/ou de técnica incorreta de sucção, quando o bebê suga apenas o mamilo, ao invés de envolver toda a região da aréola.

Quais são os principais sintomas?

  1. Dor no mamilo em forma de fisgada ou pontada que permanece mesmo após a amamentação;
  2. Pequena ferida no mamilo que não cicatriza;
  3. Sensação de ardência;
  4. Coceira e vermelhidão;
  5. Mamilo com aparência brilhante, rosada, esbranquiçada ou descamada.

A candidíase mamária é uma infecção causada pela proliferação do fungo Candida Albicans no organismo. Esse fungo já existe no corpo humano de forma equilibrada e é justamente quando ocorre um desequilíbrio que ele pode causar a candidíase.

Em algumas pessoas, a sucção do bebê, principalmente a sucção não nutritiva, pode desencadear o aumento elevado da ocitocina. Mas um abraço de 30 segundos também libera ocitocina, faz a gente se sentir conectado com alguém. É vínculo. Outras mulheres dizem que só sentem sono ou relaxamento ao amamentar.

Gestação não é contraindicação para amamentação. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se aumentar o aporte calórico e de fluídos. Muitas crianças interrompem a amamentação espontaneamente durante a nova gravidez.

Um seio pode ficar maior que o outro durante a amamentação: mito ou verdade? É verdade. O aleitamento desigual – preferência do bebê por mamar em um dos seios – é a principal causa dessa mudança no corpo da mamãe. A maior estimulação em um dos lados deixa a mama preferida maior que a outra.

Como os próprios seios, as aréolas vêm em todas as formas, tamanhos e cores. Eles podem variar em tamanho de uma moeda de um centavo até uma fatia de pepperoni. Na cor, podem ir desde o rosa pálido ao marrom mais profundo.

A pele da papila mamária e da aréola é rica em melanócitos (células produtoras de melanina) e, consequentemente, é tipicamente mais escura que a pele que recobre o restante da mama: o escurecimento subsequente ocorre durante o segundo mês de gestação, e posteriormente persiste em um grau variável.