Porque a artrose dói?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

Os remédios mais utilizados para tratar artrose são os analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser tomados por via oral, como paracetamol ou diclofenaco, ou usado na forma de pomada, como a capsaicina, pois permitem aliviar os sintomas de dor e inchaço nas articulações, melhorando a qualidade de vida.

Descanso e alinhamento das articulações
Outra solução para reduzir a dor são as órteses, dispositivos como cintas e talas que ajudam a alinhar as articulações e a mantê-las funcionando corretamente. “Durante a fase aguda, o uso das órteses por períodos de 7 a 10 dias pode ajudar a reduzir a dor”, explica o médico.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

O desgaste da cartilagem das articulações acontece em todos nós com o tempo. Alguns fatores podem acelerar esse desgaste, entre eles a predisposição genética. Cigarro, excesso de peso, sobrecarga das articulações e fraqueza dos músculos ao redor da articulação por sedentarismo também podem desencadear a doença.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome de osteoartrite (artrite = inflamação da articulação).

A dor da artrose costuma ser crônica, ou seja, é uma dor persistente que dura meses a anos e que tem seus altos e baixos durante o tempo, mas o seu nível de incômodo ao paciente cresce com o passar dos anos.

Ana Paula Luppino Assad, explica que a artrose é um processo de degeneração da cartilagem de várias articulações: “As articulações mais acometidas são joelhos, quadris, coluna e mãos.

8 remédios caseiros para artrose e artrite

  1. Chá de alecrim. ...
  2. Massagem com gengibre e gergelim. ...
  3. Chá de salgueiro-branco. ...
  4. Compressa de aroeira. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Chá de garra-do-diabo. ...
  7. Óleo de arnica. ...
  8. Extrato de caroço de abacate.

Gengibre, limão e alho no chá para artrite e artrose
Essa infusão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso se deve à alicina, presente no alho, aos compostos fenólicos como o gingerol, do gengibre, e à vitamina C do limão, que ajudam a combater os sintomas de gripe ou resfriado.

A viscossuplementação consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Ela é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

Sendo assim, as compressas frias ou com gelo são melhores que as compressas com calor para: Dor e inflamação (inchaço, vermelhidão) devido artrose ou artrite das articulações, como por exemplo artrose dos joelhos.

Pacientes que caminham pelo menos duas series de 1.500 passos em três dias da semana reduzem os sintomas da artrose no joelho e quadril e, significativamente, melhoram a função física.

No caso da artrose, há uma série de orientações para dormir porque uma posição desconfortável por um longo tempo ou um colchão errado pode provocar uma série de dores nas articulações. O colchão deve ser firme (não demasiado) e reto, mas deve ser capaz de se adaptar ao nosso corpo.