Porque a arte gótica recebeu esse nome?
O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.
Porque o nome arquitetura gótica?
Nome. A arquitetura gótica era conhecida durante o período como opus francigenum ("obra franco-francesa"); a expressão "arquitetura gótica" originou-se no século XVI e era, originalmente, muito negativa, sugerindo algo bárbaro.
Qual a origem do estilo gótico?
Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.
O que os góticos defendem?
A subcultura gótica tem gostos associados a música, estética, literatura e moda, estando associada a temas que envolvem decadência, niilismo, existencialismo, melancolia, romantismo sombrio, obscuridade e outros temas recorrentes na literatura gótica, carregando uma grande mistura de expressões literárias, artísticas e ...
Como foi a arte gótica no Brasil?
A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.
Qual é a principal característica da arte gótica?
Arte gótica na arquitetura
Essas construções contavam também os arcobotantes, importante inovação técnica que permitia aumentar a exposição à luz internamente. Na parte externa, as paredes possuíam arcos e quase sempre gárgulas, esculturas peculiares responsáveis pelo escoamento da água.
Quais os 7 elementos principais que definem a arte gótica?
- 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
- Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
- Torres pontiagudas e esguias. ...
- Grande iluminação interior. ...
- Uso de vitrais. ...
- Uso de paredes mais finas e leves. ...
- Grande ornamentação. ...
- Abóbodas em cruzaria.
Quais são as três fases da arte gótica?
1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.
Quem foram os góticos?
Os godos (em gótico: Gut-þiuda; em alemão: Goten; em Sueco antigo Gutar; em latim: Gothi) eram uma tribo germânica, composta por uma amálgama de grupos e clãs com diversos líderes. A sua origem é objeto de controvérsias.
Qual é a filosofia gótica?
Os góticos são pessoas atraídas pelo mórbido e que convivem com o que a psicologia transcendental chama de sombra da personalidade, que são aspectos ocultos e escuros do indivíduo. Está relacionado com a tristeza e o sadismo.
Qual é a cultura gótica?
A cultura Gótica, conhecida como subcultura urbana da década de 70 e 80 deu início no Reino Unido, que está associada a gênero musicais com temas que dizem morbidez, decadência, marginalidade, melancolia, romantismo sombrio e obscuridade tirados da literatura gótica.
Qual a crença dos góticos?
Tal como o romantismo, o gênero gótico deve ser entendido como uma reação ao excesso de confiança do racionalismo iluminista, na crença de que a Razão era capaz de resolver todos os problemas do mundo e encaminhar a humanidade a um estado de “Perfeição” terreno.
Quais são os tipos de arte gótica?
Gótico lanceolado, de 1200 a 1300. Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 1300 a 1400, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 1400 a 1500).
Quem criou o estilo gótico?
Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).
Porque os góticos usam Cruz?
A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.