Porque a ansiedade deixa os pés gelados?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O nervosismo e a ansiedade têm efeitos nocivos no organismo. Estes problemas emocionais tensionam as artérias e as veias, impedindo que o sangue flua para os membros inferiores.

O porquê disso está diretamente relacionado com a circulação interna do sangue, e alguns fatores podem intensificar a sensação de frio nas extremidades do corpo, como o hábito de fumar, o diabetes não controlado e a anemia.

A mudança de temperatura nos membros inferiores também é um sinal de má circulação. Quando a perna fica mais fria, por exemplo, pode ser que a obstrução seja no sistema arterial. Quando fica mais quente, é provável que o problema esteja no sistema linfático, como a erisipela, problema linfático comum.

Ansiedade
Pessoas muito ansiosas também apresentam diversos sintomas físicos. Além de alterações cardíacas e falta de ar, é comum que surjam calafrios. Os especialistas consultados por VivaBem explicam que a sensação de frio é mais frequente durante as crises de ansiedade.

Pode ser um sintoma de doença vascular periférica – um estreitamento das artérias que transportam sangue para as pernas e pés. O resultado disso é o esfriamento dos pés e faz com que eles pareçam extremamente pálidos.

A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos. O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina.

  1. 7 dicas para melhorar a circulação sanguínea dos pés.
  2. 1 - Faça exercícios. ...
  3. 2 - Pare de Fumar. ...
  4. 3 - Não permaneça sentado por muito tempo. ...
  5. 4 - Evite sapatos apertados. ...
  6. 5 - Tenha uma alimentação saudável. ...
  7. 6 - Eleve os pés. ...
  8. 7 - Cuide da circulação sanguínea dos pés.

A maioria dessas causas têm a ver com a circulação do sangue. Em alguns casos, os pés gelados ficam azulados ou roxos, com a sensação de dormência e formigamento, o que causa muito desconforto e preocupação. Vale lembrar que é importante o acompanhamento médico dessas condições.

Segundo a tradição, pés bem cuidados e aquecidos seriam um excelente primeiro passo em direção ao bem-estar porque essas extremidades do corpo têm terminações nervosas ligadas a cada um dos órgãos.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

Os dedos podem ficar vermelhos, o que significa que a oxigenação do sangue está boa, e a circulação, saudável. Ou ficarão pálidos/azulados: nesse caso, pode ser um sinal de problemas na circulação ou no transporte de oxigênio pelo corpo e é interessante procurar um médico especialista.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Quando as temperaturas estão baixas, é extremamente normal que as extremidades do nosso corpo acabem ficando mais geladas. Por conta do frio, os nossos vasos sanguíneos diminuem de tamanho, diminuindo a circulação no corpo.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

A ansiedade também afeta o funcionamento regular do sistema digestório e excretor. Deste modo, dores de estômago, náusea, diarreia, constipação, azia e outros desconfortos podem se tornar corriqueiros. A longo prazo, a ansiedade também pode incentivar o surgimento da gastrite nervosa.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Uma das causas principais é a exposição ao frio. Assim, pessoas que vivem em locais com temperatura mais amena ou que se expõem a temperaturas mais geladas (lavando louça com água fria ou manuseando gelo) podem apresentar a síndrome de Raynaud.

Hipersensibilidade ao frio é um fato comum — estudos mostram que até 90% das pessoas podem ter as pontas dos dedos sensíveis a baixas temperaturas.

A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.