Porque a ansiedade causa dor nas costas?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Qualquer músculo ou grupo de músculos é suscetível à ansiedade e o estresse causa tensão e dor. Uma vez que os músculos estão tensos, eles podem ter espasmos e "travar", o que pode causar ainda mais dor e imobilidade, como a comumente associada à dor crônica nas costas.

Um estresse prolongado pode se tornar crônico, tencionando a musculatura e provocando muita dor nas costas ou no pescoço. Muitas vezes, o estresse é o responsável direto por estas dores. Controlar o estresse é uma forma de evitar dores na coluna. A primeira dica é ter uma conversa com o seu médico.

Dor nas costas, rigidez, tensão, pressão, dor, espasmos e/ou imobilidade podem ocorrer raramente, frequentemente ou persistentemente. Essa dor nas costas crônica pode preceder, acompanhar ou acompanhar uma escalada de outras sensações e sintomas de ansiedade, ou ocorrer por si só.

O primeiro passo para tratar uma dor nas costas, seja ela física ou emocional é procurar um médico especialista para realizar uma avaliação completa. Quando o motivo são os problemas emocionais, é indicado procurar um profissional da saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) para que estas emoções sejam tratadas.

Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.

Por que a dor nas costas crônica está ligada à "sua cabeça"
Por exemplo, se você é propenso à ansiedade, espera o pior e tem um pensamento catastrófico, isso pode piorar ainda mais a dor. Isso porque essas vulnerabilidades psicológicas podem mudar seu cérebro e intensificar a dor.

Primeiramente, a pessoa depressiva apresenta fadiga e cansaço frequente, o que pode prejudicar a forma como esse paciente mantém a postura. Além disso, a doença pode causar tensão no pescoço e nos ombros, gerando dores nas costas.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

De acordo com especialistas, problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

Dor no meio do tórax e nas costas
Esse tipo de dor nas costas pode indicar complicações no esôfago, coração, aorta, coluna ou apenas ser uma dor muscular. Caso o paciente tenha dores frequentes acompanhadas por outros sintomas, recomenda-se realizar exames para investigar possíveis sinais de riscos.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Alguns sinais clássicos de ansiedade são:

  1. Tensão constante;
  2. Nervosismo sem causa aparente;
  3. Dificuldades de concentração;
  4. Preocupações exageradas;
  5. Insônia;
  6. Irritabilidade excessiva;
  7. Agitação de braços e pernas;
  8. Dor de cabeça.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade.
...
Eles incluem:

  1. dores acompanhadas de suor frio;
  2. dores súbitas e que atingem seu pico máximo rapidamente;
  3. dores que envolvem regiões como o braço esquerdo ou o queixo.

Os antidepressivos mais utilizados para este fim são os inibidores da recaptação de noradrenalina, serotonina e os antidepressivos tricíclicos – Os antidepressivos tricíclicos (especialmente amitriptilina e nortriptilina) são os que têm melhor eficácia no tratamento das síndromes dolorosas neuropáticas e não- ...

Mudando hábitos para diminuir a tensão muscular

  1. Praticar exercícios físicos regularmente. Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. ...
  2. Dormir bem. ...
  3. Relaxar a mente. ...
  4. Equilibrar tempo de lazer e de trabalho. ...
  5. Movimentar-se durante o dia.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.