Porque a ansiedade causa arrotos?

Perguntado por: uluz2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A gastroenterologista Daniela Jodorkovsky explica que essa relação entre o desconforto digestivo e a ansiedade se dá porque o intestino tem muitos nervos, e por isso é considerado nosso segundo cérebro. Esses nervos estão constantemente enviando e recebendo sinais ao cérebro.

“Para controlar o refluxo é fundamental a mudança de hábitos e comportamentos, como se alimentar várias vezes ao dia, evitar refeições noturnas, ter uma boa mastigação. Sem contar as orientações nutricionais que envolvem evitar álcool, café, frituras. Isso também está intimamente ligado ao estresse.

Quando ocorre o arroto com outros problemas gastrointestinais, incluindo diarreia, constipação e gases, pode indicar uma condição subjacente como síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose ou sensibilidades alimentares.

Respirar pelo diafragma relaxa o estômago e ajuda a administrar a ansiedade. Basta inspirar bem devagar contando até cinco, segurar a respiração e expirar contando de seis a oito”, ensina.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Aceleradores de esvaziamento gástrico: metoclopramida, cisaprida e outros auxiliam no esvaziamento do estômago quando este está muito cheio; Protetores gástricos: sucralfato e sais de bismuto potencializam as defesas do estômago.

A ansiedade é um gatilho emocional que nos deixa alertas em situações de perigo ou quando necessitamos manter o foco e a concentração em algo de extrema importância. No entanto, quando há um excesso de ansiedade, o corpo responde de forma agressiva. Em muitos casos, essa resposta é o quadro de refluxo.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.
  7. Mostarda.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

Principais causas dos gases
Quando engolimos comida, água ou saliva também engolimos pequenas quantidades de ar, que se acumulam no sistema digestivo. Esse ar também pode ser acumulado durante a digestão, gerando os gases e o corpo precisa se livrar seja através da flatulência ou eructação (arrotos).

Fazer massagem abdominal: outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo. Tomar chás: tomar chá de erva-cidreira com funcho e de carqueja ao longo do dia também é uma boa opção.

Quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode vir a ter problemas como gases, diarreia, constipação, SII, dor abdominal ou até mesmo úlcera. Para confirmar o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, os pacientes devem notar os sintomas por pelo menos 12 semanas consecutivas.

Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.