Porque a América do Sul e subdesenvolvida?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 12 votos

A maioria dos países subdesenvolvidos está localizada no hemisfério sul e foram colonizados por potências europeias ou ocupados pelos Estados Unidos. Igualmente, viveram sob regimes ditatoriais onde a corrupção entre os dirigentes era generalizada e pouco se fazia para combatê-la.

O Brasil é, muitas vezes, classificado como um país subdesenvolvido. Isso se deve a algumas das características semelhantes aos aspectos desse grupo de países, como a distribuição desigual de renda entre a população, o aumento da pobreza e da fome e a grande participação dos setores primário e terciário na economia.

Os números são alarmantes, levando em consideração que a Região Nordeste possui menos de um terço da população nacional (27,3%) e contribui com quase a metade (47,9%) de toda a pobreza estimada do País.

As colônias de exploração eram desenvolvidas por imigrantes que tinham como propósito, proporcionar uma vida melhor para aqueles que viviam na própria colônia. Por isso, buscavam o desenvolvimento econômico e social da colônia.

O Haiti é o único país considerado subdesenvolvido do continente americano e, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano e os critérios estabelecidos pela ONU, é o país mais pobre da América.

Dessa forma, existem alguns critérios que definem se um país é ou não é subdesenvolvido, a saber: dependência econômica e tecnológica, problemas sociais (como desemprego, desigualdades, fome, miséria), baixos índices de industrialização, problemas em infraestrutura, entre outros.

São várias as causas do subdesenvolvimento de um país, e essa condição gera muitos problemas sociais. Os problemas sociais provocados pela desigualdade de renda e o desemprego têm aumentado ao passo que cresce o intenso processo de globalização da economia e dos meios de produção no mundo.

A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles.

Níger é o país subdesenvolvido que apresenta o mais baixo IDH do mundo. Os países subdesenvolvidos são aqueles que possuem baixo desenvolvimento econômico e social, marcado pela desigualdade, segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros.

O desenvolvimentismo que transcorreu, no Brasil, dos anos 1950 ao final dos 1970 foi um processo historicamente determinado por específicas condições econômicas e políticas, de âmbito nacional e internacional.

O Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria. Atualmente, a maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.

SERGIPE

SERGIPE: Na quinta posição está Sergipe, com PIB de R$ 44,7 bilhões.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.

A economia dos países latino-americanos é baseada na exploração e exportação de recursos naturais, com papel importante também do setor terciário. O nome América Latina foi dado em função de os principais idiomas falados na região (espanhol, francês e português) serem derivados do latim.

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O século XVI marcou a chegada dos portugueses e espanhóis, que dominaram a maior parte do subcontinente sul-americano, e também de ingleses, holandeses e franceses. A colonização da América do Sul pelos europeus se deu por meio do estabelecimento de colônias de exploração.

Para romper de vez com o subdesenvolvimento, entretanto, será necessário vencer três grandes obstáculos que se avizinham. O primeiro é o da demografia. Pochmann observa que, devido à redução da taxa de natalidade, o país deve experimentar a partir de 2030 um processo de redução do número de brasileiros.

A Noruega

A Noruega é considerada o país mais desenvolvido do mundo.

Haiti

Somente o Haiti permanece no grupo de “baixo desenvolvimento humano”. Apesar desses indicadores, a melhora nos índices da América Latina desacelerou nos últimos anos.