Porque a ambiguidade deve ser evitada?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. Assim, quando surgem por descuido, as ambiguidades são consideradas vícios de linguagem.

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Ambiguidade: vício de linguagem
A ambiguidade em alguns textos pode levar a uma interpretação errada do sentido e isso faz com que o objetivo de informar falhe. O ideal é evitar que haja qualquer tipo de duplo sentido na escrita, a menos que seja algo relacionado ao estilo do autor.

Assim sendo, para aprender a lidar com ambiguidade, incerteza e riscos, primeiro é necessária a redução e/ou eliminação do medo de criar, agir e decidir. Compreender e internalizar a transitoriedade e a impermanência das situações, pode ajudar nesse processo.

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

O uso da ambiguidade pode resultar na má interpretação da mensagem, ocasionando múltiplos sentidos. É importante lembrar que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o interlocutor, e para que isso ocorra, a mensagem tem de estar clara, precisa e coerente.

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.

2) O objetivo da ambiguidade era de dar duas interpretações diferentes ao Leitor .

Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico.

Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado. Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo).

6 Exemplos de Ambiguidade

  1. João foi atrás do táxi correndo. ...
  2. Ana encontrou o gerente da loja com o seu irmão. ...
  3. Meu pai foi embora da loja de sapatos. ...
  4. Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. ...
  5. Eu visitei a igreja do país que sofreu o atentado. ...
  6. Ficou combinado que nos encontraremos no banco.

Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

A ambiguidade tem a ver com a falta de clareza quanto ao sentido contido em uma frase, ou seja, é uma confusão causada pela multiplicidade de sentidos de uma frase.

Resposta verificada por especialistas
É quando um termo possui mais de um sentido, expressando mais de um tipo de entendimento possível.

Diferenças entre polissemia e ambiguidade
A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.