Porque a Amazônia Azul tem que ser defendida?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

É papel da Marinha proteger e desenvolver toda essa área. De ponta a ponta, a chamada Amazônia Azul é responsável pelo tráfego de mais de 95% do nosso comércio exterior e é nela onde está o petróleo nacional.

As dragagens podem comprometer a estabilidade das regiões cos- teiras e o aumento da turbidez das águas marinhas pode dificultar o desenvolvimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar nos oceanos. Além disso, há a destruição dos hábitats recifais, de moluscos e de crustáceos.

A Amazônia Azul, ou território marítimo brasileiro, é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo o equivalente à superfície da Floresta AmazônicaAmazônia verde (mais da metade da área do Brasil continental).

Resposta: A Amazônia Azul deve ser defendida por conter uma boa parte da água de todo o mundo, e por isso não deve ser explorada de forma indiscriminada. Ela pode sofrer diversas ameaças, entre as quais as principais são a exploração desenfreada do homem ou a sua tomada, por países estrangeiros.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Um dos programas mais importantes dessa estratégia é o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). Integra esse programa um conjunto de equipamentos e sistemas para reunir informações sobre a área oceânica e compartilhar com outros órgãos e empresas do governo, como Polícia Federal, Ibama e Petrobras.

Você pode ajudar reduzindo o consumo de itens descartáveis (como guardanapos, papéis, pratos e canudos), digitalizando documentos e fazendo a reciclagem de produtos usados. Ao comprar móveis e itens de construção, dê preferência para as empresas que trabalham apenas com madeira de reflorestamento.

L5173. LEI Nº 5.173, DE 27 DE OUTUBRO DE 1966. Dispõe sôbre o Plano de Valorização Econômica da Amazônia; extingue a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), cria a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), e dá outras providências.

Na tentativa de voltar os olhos do Brasil para o mar sob sua jurisdição, por ser fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade, a Marinha do Brasil criou o termo "Amazônia Azul", para, em analogia com os recursos daquela vasta região terrestre, representar sua ...

Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.

Já a dimensão econômica, destaca a importância da Amazônia Azul como provedora de bens e serviços, geração de empregos, geração de energia não renovável e renovável. O mar é a nova fronteira no processo de desenvolvimento econômico sustentável das nações (SANTOS et al, 2022).

Cria a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - AMAZUL, altera o Decreto nº 6.129, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências.

A criação do Dia Nacional da Amazônia Azul foi proposta pelo Projeto de Lei do Senado 30/2014. O dia 16 de novembro foi escolhido por meio de emenda da Câmara dos Deputados por ser a data em que entrou em vigor em 1994 a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, depois de ter sido ratificada por 60 países.

Amazônia Azul é a denominação do território marítimo brasileiro, que possui hoje aproximadamente de 3,6 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com a Plataforma Continental (PC) do Brasil.

Explicação: A Amazônia verde representa a parte terrestre e a Amazônia azul representa a parte aquática e ambas têm uma fauna e flora muito rica.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

A descoberta das reservas de petróleo no pré-sal fez o Brasil acelerar esse processo, temendo que as áreas adjacentes à ZEE brasileira passem a ser cobiçadas por outros países.