Porque a Alemanha tem muitos castelos?

Perguntado por: atorres9 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Teoricamente, a ideia era que o castelo pudesse abrigar todos os habitantes da região, além de seus moradores. Ou seja, cada castelo na Alemanha também funcionava como um tipo de centro administrativo do reino. Aliás, muitos foram erguidos única e exclusivamente com esse objetivo.

Os castelos começaram a ser construídos por volta do ano de 800 sobre ruínas de construções e fortificações romanas. Esses primeiros castelos eram estruturas de madeira protegidas por paliçadas e mais tarde, muros de pedras e rochas.

Neuschwanstein

No topo da lista só pode estar Neuschwanstein, o castelo de conto de fadas por excelência, que forneceu a inspiração para a Bela Adormecida. Ou as magníficas ruínas do Castelo de Heidelberg são o que resta de uma fortaleza que foi capaz de suportar grande parte das guerras do final do século 17 contra os franceses.

O castelo de Itaipava, localizado em Petrópolis/RJ, foi construído pelo barão J. Smith de Vasconcellos e pelos arquitetos Lúcio Costa e Fernando Valentim como uma reprodução de um castelo renascentista.

Segundo a Vortex Magazine foram duas as razões para a construção de tantos castelos e fortificações em Portugal, ambas diretamente relacionadas, obviamente, à proteção do território. A primeira razão era o fato do país viver em constante ameaça, tanto por parte da vizinha Espanha quanto dos Muçulmanos.

Castelo de Praga

O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.

Os castelos tinham objetivo de servir de proteção, e não de ser um lugar glamoroso, como os palácios. Os castelos podem ser chamados de residências fortificadas, mas como eram habitados exclusivamente pela nobreza, não deixavam de ser locais confortáveis.

Windsor

O castelo mais antigo do mundo ainda em atividade (este detalhe é importante), também teve origens “humildes”, de madeira. Windsor foi erguido no ano de 1070, por Guilherme, o Conquistador, para proteger e assegurar a região sobre seu poder real. Desde o começo, a função dos castelos foi intimamente ligada à realeza.

Os castelos medievais foram construídos quando a Europa Ocidental foi invadida pelos povos nórdicos, durante a Idade Média. Eles eram todos cercados de grandes muralhas e tinham torres, para que os arqueiros e outros guerreiros ficassem a postos vigiando e sempre preparados para agir.

Castelo de Windsor

Castelo de Windsor – O castelo habitado mais antigo da Europa. O Castelo de Windsor fica localizado na cidade de mesmo nome, no condado de Berkshire, Inglaterra. Essa grandiosa obra tem 900 anos de história e é uma das residências oficiais da realeza britânica.

Castelo de Silves
É considerado um dos maiores castelos de Portugal e um dos mais bem preservados além de ser um exemplar típico da arquitetura militar islâmica. O Castelo de Silves foi alvo de vários cercos por parte dos portugueses, tendo sido finalmente tomado por D. Afonso III, já no século XIII.

Os alemães são, de fato, pontuais, eficientes, trabalham duro e tendem a manter uma certa distância de quem não conhecem. Eles prezam pela ordem e não têm medo de avisar a qualquer um que esta pessoa está infringindo alguma regra, seja legal ou moral.

1. Castelo São João, Recife (PE) Situado em uma área de 77 mil metros quadrados de mata atlântica preservada em Recife, esse castelo de antigo não tem nada: a construção começou em 2001 a pedido do colecionador pernambucano Ricardo Brennand.

O índice mostra que a cidade mais segura da Alemanha é Munique, a qual também é avaliada como a segunda cidade mais segura da Europa pelo site. Por outro lado, as cidades menos seguras na Alemanha são apontadas como sendo Hamburgo, Colônia, Berlim e Frankfurt.

Castelo de Praga

O maior castelo do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records, tem uma área de quase 70 mil metros quadrados. Trata-se do Castelo de Praga, localizado na capital da República Tcheca.