Porque a água do mar não se mistura com a água doce?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Além disso, por ser mais densa, a água salgada permanece abaixo da água doce, menos densa. Contudo, algumas alterações ambientais, especialmente as ocasionadas por interferências humanas, podem desequilibrar esse limite natural dando origem à intrusão salina.

Geralmente onde o rio se encontra com a mar é um lugar mais estreito e raso, as ondas do mar que já estavam grandes crescem ainda mais quando chegam nesse local, a força do mar fica tão grande que chega a inverter a direção da correnteza do rio, em pororocas mais fortes o mar pode avançar até 50 quilômetros rio adentro ...

O nível do mar muda constantemente ao longo do tempo devido a marés, ondas, correntes, tempestades, até temperatura e salinidade da água. Somada a essas variações momentâneas, o nível do mar também muda em função do volume de água no oceano, a variações na gravidade da Terra e em função do relevo do fundo marinho.

No caso da água de rios e lagos, a chuva reabastece esses corpos hídricos constantemente, não permitindo que eles se tornem salgados, embora eles também não sejam completamente desprovidos de minerais e sais.

O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

O fundo do Oceano Atlântico esconde um tesouro muito mais valioso do que qualquer navio pirata: água doce.

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.

As correntes marítimas são massas menores de água que se deslocam por distintas direções, mantendo suas características de cor, salinidade e temperatura, isso quer dizer que elas não se misturam. Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra.

Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. Mesmo os que correm para oeste fazem a curva ou desaguam em outro rio que irá em direção ao oceano.

Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

Um “ovo dourado” foi encontrado no fundo mar no último dia 30 de agosto. O achado impressionou cientistas, que buscam explicar sua origem. O ovo foi encontrado por um veículo operado remotamente, nas águas do Golfo do Alaska, nos Estados Unidos. Ele se encontrava a uma profundidade de cerca de 3.300 metros.