Porque a água do mar é salgado?

Perguntado por: eAvila3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

O aumento da salinidade da água do mar. Em estudo recente publicado na revista Scientific Reports, pesquisadores observaram que o aumento da temperatura tem um poderoso impacto sobre a evaporação ao longo da costa, o que, por sua vez, torna a água do mar mais salgada.

A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.

Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.

Tanto a água doce quanto a do mar fluem na depressão e formam um estuário.

A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

No Nordeste do Brasil, fica uma das praias mais queridas do Ceará, a Praia do Futuro, em Fortaleza. Sol, água de coco, banho de mar e maresia, muita maresia. Afinal, o lugar é o que tem a maresia mais forte do Brasil.

O mar do estado é o segundo mais salgado do mundo
Uma das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte é o fato do mar que cobre a costa potiguar ser o segundo mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no Oriente Médio.

A água da chuva flui para os oceanos. Mas a água constantemente escapa para o céu -a evaporação. Molécula a molécula, a água se livra dos oceanos, saturando o ar e formando nuvens. Chuva e neve fazem seu caminho de volta para os oceanos pelos rios.

A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa. Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável.

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

Além do ato de ir à praia em si ser relaxante e divertido, um banho de mar pode deixar tudo muito melhor. Por ser rica em magnésio e em outras substâncias benéficas ao nosso corpo, a água do mar alivia a tensão das articulações e dos músculos, consequentemente, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Não é proibido nadar no Mar Morto, mas não é indicado, porque é perigoso. Não é qualquer pessoa que consegue nadar no Mar Morto, você precisará ter bastante força e experiência em natação. A experiência é muito diferente de nadar em um mar comum. Por isso, é melhor não tentar!

O fundo do mar também possui ilhas, vulcões, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais. E não para por aí. O fundo do mar também conta com regiões cheias de fontes hidrotermais, que são formadas quando a água do mar encontra o magma através de fissuras.

Os peixes que habitam águas profundas costumam possuir estruturas que emitem luz própria, chamadas de bioluminescência. Nas profundezas do oceano encontra-se um ecossistema completo que aprendeu a prosperar sem luz solar ou calor. É um universo de organismos com adaptações únicas a um ambiente extremamente desafiador.

Ondas para surfar, água boa para mergulhar, piscinas naturais, baleias que fazem visitas, baías para pescar, margens povoadas de florestas de mangue, costões rochosos com suas tocas misteriosas, ilhas (centenas de ilhas!)