Porque a água do mangue e escura?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Geralmente a coloração mais escura dos rios está associada à presença de matéria orgânica na água, o que é comum em rios que recebem um grande aporte de detritos vegetais oriundos das planícies costeiras, no entanto há controvérsias sobre o porquê dessa coloração no rio Preto.

Inúmeras atividades antrópicas, diretas ou indiretas, podem comprometer a estrutura e funcionamento dos manguezais, como desmatamento, aterro, drenagem, assoreamento, extração de madeira, exploração da fauna e poluição.

Os manguezais são ambientes com sedimento fino (lama) que tem pouca troca gasosa com a atmosfera e, consequentemente, limitada oxigenação.

A água salgada do mar, misturada com a água doce do rio, resulta na água salobra, que possui condições físico-químicas diferenciadas (mais salgada que a do rio e menos salgada que a do mar) e banha o manguezal até que a maré baixe novamente.

Mangue é o nome dado à vegetação que compõe os manguezais. Os manguezais são ecossistemas litorâneos que ocorrem na transição entre a terra firme e o mar. Formam-se principalmente em estuários, baías e reentrâncias.

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos.

O mangue vermelho (Rhizophora mangle) tem esse nome porque sua casca ao ser raspada mostra a cor vermelha. Tem como característica marcante a presença de rizóforos que auxiliam na sustentação da planta no sedimento lodoso. Nesses rizóforos há lenticelas, cuja função é permitir a troca gasosa.

Rhizophora mangle L. Características morfológicas: Árvore de 5-20 m de comprimento, com raízes aéreas e de ancoragem de 2-4,5 m de altura.

Ecossistema que corresponde a menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo, mas que é essencial para o meio ambiente, os mangues estão sendo ameaçados pelo crescimento urbano, acúmulo de lixo e atividade extrativista sem regulamentação, como a captura de camarão.

Nesse bioma litorâneo ocorrem diversas espécies de caranguejos e moluscos, além de aves aquáticas, como garças e várias espécies de pássaros. A alta disponibilidade de nutrientes minerais e matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para muitas espécies marinhas.

Os Solos Indiscriminados de Mangues (SM) são solos halomórficos muito pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar, formados em ambientes de mangues a partir de sedimentos flúvio-marinhas recentes misturados com detritos orgânicos, de natureza e granulometria variada, ...

Em virtude do inconstante equilíbrio entre a água doce e a água salgada nesse ambiente, a vegetação é predominantemente halófila (que se adapta às variações de sal na água) e pneumatófora (que respira pelas suas raízes aéreas, aquelas que se encontram acima das águas).

Características. Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. Além disso, apresentam uma fauna características, visto as condições de marés que caracterizam esses ecossistemas.

Os manguezais são essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, além de abrigar uma avifauna que utiliza o manguezal como área de alimentação, reprodução, desenvolvimento e refúgio.

Pesquisadores descobrem manguezal de água doce na Amazônia
A exploração que descobriu os manguezais de água doce foi a primeira da série e aconteceu de 10 a 27 de abril último. Os pesquisadores Angelo Bernardino e Thiago Silva, da National Geographic, exploraram 11 florestas de mangue ao longo do delta do Amazonas.

caranguejos

Mas existem também os animais que têm no manguezal a sua principal morada. É o caso dos caranguejos, sururus, taiobas, mariscos em geral e ostras. Estes animais acabaram por desenvolver habilidades adaptativas que permitem a eles suportarem as variações diárias do ecossistema.