Porque a Adidas usa 2 logos?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), para uma marca possuir caráter distintivo é preciso “ter um nome, figura ou os dois combinados, que diferencie a marca para os consumidores, das demais marcas que atuam no mesmo ramo de atividade”.

Inicialmente, a marca Adidas utilizava um logotipo na forma de três listras, o que significa força estrutural, confiabilidade. Mas o novo logotipo da empresa mostra um trevo acima das três listras. Estas três folhas retratam um mapa do mundo com três continentes, nos quais os produtos eram vendidos naquela época.

O símbolo trifólio (que lembra um trevo de três folhas) surgiu em 1971 e já foi usado nas roupas da empresa no ano seguinte. Continua aparecendo na coleção Adidas Originals até hoje.

A colaboração foi um completo choque para a indústria mais conservadora da época, mas a adidas estava preparada para dar ao designer de vanguarda o controle criativo da primeira linha Y-3 (Y para Yohji Yamamoto, 3 para Três Listras), que estreou em 2003.

Seu nome foi inspirado em seu fundador, Adolf Dassler. Adidas mistura o apelido do empresário (Adi) e as três primeiras letras de seu sobrenome (Das).

Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.

A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.

Segundo a Adidas, a inspiração está no lema “Quando o futebol é tudo, nada é impossível”.

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

Origem do nome “Nike”
Niké é uma deusa da mitologia grega que representa força, velocidade e vitória. Os romanos também referem a mesma deusa como “Vitória”.

Pela estratégia da Adidas, por três ou quatro vezes por ano, a marca se conecta com os consumidores, ao mesmo tempo em que leva publicidade mais racional às pessoas. O entendimento da empresa era de que a publicidade digital, incluindo mobile, era o que dirigia as vendas e era a parte mais lucrativa do negócio.

Conheça a trajetória da Adidas
Essa história começa em 1949 e se a competição levasse em consideração somente o número de anos em atuação no mercado, certamente a Adidas levaria a melhor, pois este foi o ano de sua fundação. A Nike só chegaria mais tarde, em 1971.

"Adidas" em inglês
Adidas {n.p.}

Na divisão de Performance, nos esforçamos para oferecer produtos mais funcionais e com melhores resultados desportivos de atletas em todas as categorias esportivas. Nossa paixão e motivação é ajudar os atletas que exigem desempenho acima de tudo.

A Adidas está mais centrada no futebol, equipando alguns dos maiores clubes do mundo, com valor de mercado de US$ 11 bilhões e cerca de 11% do mercado de calçados dos EUA.

Significado de Puma
substantivo feminino Espécie de onça parda, O mesmo que suçuarana.

Continuar lendo Que facção usa Adidas?