Porque 36 semanas é considerado prematuro?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Limítrofe (prematuro tardio): Entre 34 e 36 semanas e seis dias. O bebê que nasce nesse período, apesar de imaturo, já tem quase todas suas funções vitais preparadas, mas ainda pode apresentar alguma dificuldade na respiração, distúrbios metabólicos e outros mais leves.

Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer agora, o médico pode fazer o parto com mais segurança. No auge das 36 semanas de gestação, é bem provável que seu bebezinho já esteja na posição “certa” para nascer. Mas se ainda não está, pode ser que aconteça até o dia do parto.

Prematuros de 33 a 36 semanas
Sobrevivência: a taxa de sobrevivência é maior do que 95%. Prognóstico: o risco para deficiências graves é praticamente o mesmo das crianças nascidas a termo.

A ausência dos cuidados de pré-natal é um dos principais. Além deste, o tabagismo, o alcoolismo, o uso de entorpecentes, o estresse exacerbado, as infecções urinárias, o sangramento vaginal, o diabetes, a obesidade, a hipertensão e a gravidez gemelar são causas frequentes para o parto prematuro”, detalha Nese.

Nascimento com pulmões imaturos
O bebê pode nascer “cansado”, se esforçar muito para respirar e, em alguns casos, necessitar de ajuda de oxigênio, e balão de oxigênio3. O parto com 37 semanas, mesmo sendo considerado o 9º mês de gravidez, não garante essa maturidade pulmonar.

Se ele chega à unidade com menos de 36,5 oC verificamos a sua temperatura a cada hora e de acordo com a recomendação, colocamos esse bebê na incubadora por 2 horas. Porém, algumas pessoas já aquecem, secam e vestem o bebê e ele já vai para o quarto com a mãe.

Ele pode adentrar o canal de parto (encaixar) a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2500-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

Chegou a hora: identificando os sinais do trabalho de parto

  • Pressão na barriga.
  • Rompimento da bolsa amniótica.
  • Perda do tampão mucoso.
  • Contrações uterinas.

Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Como também já dito, a barriga dura e as contrações de Braxton Hicks são fenômenos comuns do fim da gravidez. Por isso, é necessário ficar atenta às contrações conforme o passar do tempo. Quando elas começam a ficar muito frequentes, pode ser um sinal de que o seu bebê está prestes a nascer3.

Normalmente o bebê é liberado para ir para casa quando atinge o peso mínimo de 2 kg, apresentando ganho de peso por pelo menos 3 dias seguidos, até que seus órgãos funcionem bem, sem ajuda de aparelhos, e que consiga se alimentar sem o uso de sondas.

Para mulheres como Penelope e Eleanor, com gestações de baixo risco, há 60% de chance de o bebê nascer uma semana antes ou uma depois da data prevista para o parto. E, como dito acima, apenas 4% dos bebês nascem na data que lhes foi prevista (ou 4,4% se excluirmos gestações de risco).

Saída do tampão mucoso
Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

35 semanas
Completando os 8 meses de gravidez chegamos na 35a semana. Se por acaso seu bebê nascer, já tem grandes chances de respirar sem ajuda médica, mesmo sendo o aparelho respiratório o último a evoluir no desenvolvimento fetal.

Com essa redução, é normal que os movimentos sejam tão bruscos a ponto de causar algumas dores na mãe. Na reta final, por volta da 36ª semana de gestação, chega o momento de o bebê iniciar seu posicionamento de saída.

A literatura médica indica que a realização do parto cesáreo eletivo a partir de 39 semanas completas de gestação evita complicações que demandam cuidados em unidades de tratamento intensivo neonatal, estando os distúrbios respiratórios, metabólicos e neurológicos entre os mais frequentes em recém-nascidos.

33 a 36 semanas de gestação: 9 meses. 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas.

Diversos estudos demonstram que não há benefícios em se realizar indução ou cesariana eletiva quando o concepto de uma gestante normal pesa entre 4500g e 5000g, aguardando-se a evolução do trabalho de parto.