Porque 127 e não 110?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Qual tensão pra cada aparelho
Já aparelhos portáteis como computadores e eletrodomésticos costumam ser 127V porque eles consomem menos energia e sobrecarregam pouco a rede elétrica.

Qual voltagem no Brasil é mais segura? A tensão de 127 V é mais segura em caso de acidentes com pessoas. Isso porque o choque provocado pela voltagem de 220 V é duas vezes mais forte.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

É claro que na prática a tensão fornecida pelas concessionárias pode sofrer variações devido à alta demanda dos usuários, perdas na transmissão e distribuição de energia ou até mesmo sobrecarga de transformadores, e foi por isso que a ANEEL regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa ...

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

As chances de queimar este aparelho elétrico de 127 V ligado em uma tomada de 220 V é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, favor conferir a tensão daquela tomada, caso contrário você pode ter um prejuízo totalmente indesejado.

Sem problemas, geralmente esses equipamentos funcionam com voltagem de 100 a 127 v.

Caneta detectora de energia elétrica
Para utilizá-la, basta colocar a ponta da caneta em um dos terminais da tomada. Caso tenha tensão em apenas um ponto da tomada, significa que ela é 110V, mas, se tiver em dois pontos, é 220V.

Afinal, por que existem duas tensões elétricas no Brasil? A resposta é simples. Como a 'tecnologia' não existia no país na época da implantação da energia, tudo precisou ser importado, desde a mão de obra inicial até equipamentos.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.

Veja qual é a voltagem
Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Vc pode mudar sim a tenção de tomadas 220 para 110 mais precisa verificar a distribuição no padrão de entrada se é bifásico, fase fase e neutro se caso nao tenha e so pedir o eletricista ligar o neutro no poste e se sua casa nao tiver fiação passada nas caixinhas so passar e transforma.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Já se for em uma rede 110V, será necessária uma corrente de 50A.