Porque 110 é não 127?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Essa confusão acontece porque a tensão nominal de 110 V já foi utilizada no Brasil e até hoje alguns países fazem uso dela. Mas, a verdade é que, a partir de 1986, o governo brasileiro tomou algumas medidas para padronizar as tensões de energia elétrica.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.

Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio. Então, pra ele não pegar fogo, quanto maior a tensão, mais grosso é o cabo.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta.

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

Já que esses podem ser conectados em tomadas de voltagem 110V ou 220V sem sofrer alterações de funcionamento. Equipamentos de 127V quando ligados em 220V são queimados facilmente. O contrário também pode ocorrer, mas com uma probabilidade menor.

Os circuitos de menores tensões (110V), por terem uma corrente elétrica maior em relação ao sistema 220V, apresentam uma composição de equipamentos dimensionados com maior segurança, como, por exemplo, cabos mais robustos. Por outro lado, enquanto um preza pela segurança, o outro é mais econômico.

Em geral, a melhor forma de descobrir a voltagem correta das tomadas é, simplesmente, perguntar para alguém que possa ter a informação, como um residente local ou funcionário do hotel em que você está hospedado.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

É comum uma tomada, com 127 volts, fornecer uma corrente de 20 amperes ou mais, dependendo da potencia da rede.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).

Pode. Ele vai rodar mais devagar, ou emitir uma luz mais fraca ou fornecer um som mais baixo, dependendo do tipo de aparelho, porém motores de indução (os mais usados) vão certamente queimar, porque um motor elétrico se ajusta à carga, e se a tensão for baixa a corrente sobe, para manter a potência.

Para quem precisa utilizar aparelhos 220V em tomadas 110V e vice-versa, é necessário realizar a conversão de 110V para 220V, ou eles podem queimar e ter uma redução no desempenho. Abaixo, vamos dar algumas dicas de como converter uma tomada 110V para 220V por meio de transformadores e aparelhos bivolts.

"Ao colocar os dois cabos nos pontos da tomada, a lâmpada vai se acender. Se ela tiver pouca luminosidade, a tomada é de 110V. Se ela acender com boa luminosidade, ela é de 220V", explica Edval Delbone, doutor em engenharia elétrica e coordenador da mesma disciplina no Instituto Mauá de Tecnologia.

A voltagem nos EUA é 110V. As tomadas são chatinhas.