Porque 0 e o menor múltiplo de todos?

Perguntado por: smarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O número zero pertence ao conjunto dos inteiros e sabemos que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero, ou seja, o número zero é múltiplo de todo número inteiro.

O mínimo múltiplo comum (MMC) entre números inteiros é o menor número, também inteiro, que é múltiplo de todos esses números ao mesmo tempo. Por exemplo, o MMC entre 2 e 12 é 12, pois os múltiplos de 2 são 2, 4, 6, 8, 10, 12… e os de 12 são: 12, 24, …

Resposta. Para encontrar os múltiplos de um número devemos multiplicar esse número pelos números naturais ,como o conjunto dos números naturais é infinito então não podemos determinar o maior múltiplo de um número.

Então o maior multiplo de zero é infinito.

Por outro lado, o zero tem infinitos divisores (é o único caso) uma vez que zero dividido por qualquer número terá sempre como resultado o próprio zero.

O googolplex é 10googol. E tem ainda o googolplexian: 10googolplex.

- A sequência dos números naturais é infinita. Portanto, não existe o maior número natural, pois qualquer que seja ele, sempre haverá um sucessor. - Todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor. O antecessor é obtido subtraindo-se 1 desse número.

O menor múltiplo de um número, que seja diferente de zero, é o próprio número.

Múltiplos de um número inteiro são o resultado da multiplicação desse número por todos os outros números inteiros. Os múltiplos de um número inteiro são um conjunto cujos elementos são obtidos após a multiplicação desse número fixo por todos os números inteiros.

Múltiplos de 2 = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44...}

Os múltiplos do número 3 são: M (3) = {0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, ...}

A criação do zero pode ser considerada um fato tão importante para a humanidade quanto o domínio sobre o fogo ou a invenção da roda, na pré-história. Apesar de ser um número natural, ele não foi criado como unidade natural, isto é, não foi criado para a contagem. O zero foi o último número natural a ser criado.

Resposta. Resposta: O menor múltiplo natural de um número é sempre o número 0. O maior divisor de um número é o próprio número.

O conjunto de múltiplos comuns de dois (ou mais) números pode ser infinito, por isso não tem sentido pensar que exista um maior de todos eles, ou seja, não existe um máximo múltiplo comum, mas sim podemos encontrar o menor e isso é bastante útil.

Como você pode imaginar, o conjunto dos múltiplos de um determinado número (com exceção do zero) é infinito, porque existem infinitos naturais para multiplicar.

Note também que todo número natural é múltiplo dele mesmo e o zero só tem um múltiplo, que é o próprio zero, mas ele é múltiplo de todos os números.

Portanto, dizemos que o 6 é o mínimo múltiplo comum (MMC) de 2 e 3.

Então, esse é um dos motivos que não podemos dividir nenhum número por zero. Até hoje, não há um consenso entre os matemáticos do que considerar a divisão por zero. Mas, o mais aceito é que zero dividido por zero é uma indeterminação. Ou seja, não retorna um valor numérico.

O menor divisor de um número será sempre o número 1. Por sua vez, o maior divisor de um número é o próprio número.

O número de múltiplos de um número natural é infinito.

Assim como nos números naturais, sucessor é o que vem depois e antecessor é o número que vem antes. Por exemplo, o sucessor de 0 é 1, e o antecessor de 0 é –1.