Por que Zeus era infiel?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Zeus era casado com Hera — deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos. Apesar disso, ele teve diversos casos extraconjugais, o que causava a fúria e os ciúmes de Hera, que o vigiava constantemente e punia aquelas que se envolviam com ele.

Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da prudência e com ela teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da justiça. E sua terceira esposa foi sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra.

Prometeu ensinou diversas coisas ao homem. Ensinou a domesticar animais, fazer remédios, construir barcos, escrever, cantar, interpretar sonhos e buscar riquezas minerais. Porém, irritou Zeus ao roubar o fogo dos deuses e dá-lo aos homens. Zeus decidiu, então, vingar-se de Prometeu e da humanidade.

Da união de Zeus e Europa nasceram três filhos: o valente Sarpedão, o justo Radamanto e o legendário Minos, rei de Creta, de cuja família nascerá posteriormente o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo humano.

Zeus fez seu pai vomitar aqueles que havia devorado, e, assim, Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon foram libertados. Apesar de terem sido devorados, eles sobreviveram porque eram imortais. Depois do resgate dos irmãos, Zeus iniciou uma guerra contra os titãs que recebeu o nome de Titanomaquia.

O próprio Hércules era seu filho ilegítimo, fruto de relações de Zeus com a mortal Alcmena.

Zeus casou-se com Métis (deusa da prudência) que lhe deu a filha Atena (deusa da sabedoria, da guerra e da beleza). Sua segunda esposa foi Têmis (deusa da justiça) com quem teve as filhas Moiras e Horas.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Zeus foi salvo e enviado para Creta, local onde foi criado por Gaia, conhecida na mitologia grega como a personificação da Terra. Outras versões desse mito apontam que Zeus foi criado por ninfas. Em todo caso, quando alcançou a idade adulta, Zeus retornou para resgatar seus irmãos.

Afrodite era filha de Zeus, o deus dos deuses e dos homens, e Dione, deusa das ninfas. Ela nasceu na Ilha de Creta com uma beleza estonteante, sendo muito vaidosa, sedutora, charmosa e vingativa.

Porém, Zeus se irritada facilmente, o que poderia ser muito destrutivo. Segundo os mitos, ele já lançou raios e causou tempestades violentas, que causaram grandes estragos na Terra. Mas ele não era severo apenas em seus castigos aos mortais, mas também à outros deuses e deusas.

Porém, considerando-se seres tão bem desenvolvidos, os homens resolveram subir aos céus e lutar contra os deuses, destronando-os e ocupando seus lugares. Todavia, os deuses venceram a batalha e Zeus resolveu castigar os homens por sua rebeldia.

Vários sugeriram aniquilar totalmente os seres humanos. Mas Zeus disse que a humanidade precisava ser humilhada, não destruída. Os deuses então decidiram cortar os humanos em dois.

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

Continuar lendo Como age o homem infiel?