Por que Zaqueu subiu numa figueira brava?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

Zaqueu estava em cima de um sicômoro (v. 4), que é uma figueira-brava, ou seja, um tipo diferente pé de figos mais antigo, grande e robusto. A figueira brava pode alcançar até 15 metros de altura e sobreviver por mais um século. O propósito de Zaqueu ao subir na figueira era conseguir ver o Mestre Jesus (v.

Bate Papo Cultural's post. Figueira brava não tem espinhos. arredondada e não tem espinhos.

Características Morfológicas:Essa árvore mede entre 15 e 30 metros de altura, apresenta copa frondosa (que chega a alcançar mais de 30 metros de diâmetro), troncos curtos, grossos, revestidos de casca quase lisa e cor acinzentada-clara. As folhas são alternas e o fruto é um figo globoso, verde-claro, com mácula branca.

Essa parábola nos mostra a verdade de que se um simples homem se importou com a figueira estéril de tal modo que se comprometeu a trabalhar nela por mais uma ano, mais ainda Deus se importa com o homem e se mostra magnânimo e paciente.

2) Não interessa o que os outros achem de você, para Jesus, você é alvo de seu amor. A profissão de Zaqueu fazia dele uma pessoa desprezada, evitada por todos, mas não para Jesus. Pelo contrário, o Senhor vai em sua direção, não com palavras de desprezo, mas de vida eterna.

Zaqueu percebeu que sua vida estava vazia e que ele havia pecado contra Deus e contra o próximo. Ele decidiu se arrepender de seus erros e confessar seus pecados a Jesus. Podemos aprender com Zaqueu que é importante confessar nossos pecados e buscar o perdão de Deus.

Zaqueu: Significa "puro", "inocente", "o que tem pureza". Tem origem no hebraico Zakkáy, cujo nome é formado a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Através de seu fruto, o figo, essa planta serve de alimento a inúmeras espécies de animais que o apreciam bastante apesar de sua polpa ter muitas sementes. Além disso, a figueira abriga diferentes plantas epífitas, isto é, vegetação que vivem sob outras.

O sicómoro é uma espécie de árvore com o nome científico de Ficus sycomorus, pertencente à família das Moráceas e natural da Síria, do Egito, do Sudão e de países da África Tropical. A madeira de sicómoro ainda é conhecida como figueira africana pelos seus frutos, que crescem três ou quatro vezes por ano.

Ficus enormis

Figueira-brava: Ficus enormis.

A figueira brava (Ficus carica) é uma árvore imponente e de grande beleza, encontrada em várias regiões do mundo. Também conhecida como figueira-do-diabo, essa espécie desperta curiosidade e admiração devido à sua aparência e características únicas.

Copaíba (Copaifera langsdorffii) árvore belíssima, de copa ampla e arejada, Madeira resistente, com folhas médias e frutos pequenos apreciados pelos pássaros, pode viver mais de dois séculos.

A figueira possui grande capacidade de adaptação aos mais variados tipos de solos, com restrições aos solos encharcados. Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água, são ideais para o cultivo dessa frutífera.

Jericó

Árvore de Zaqueu fica em Jericó nas terras da Autoridade Palestina na Cisjordânia.

Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação. Como foi dito, a Bíblia diz que ele era um “chefe dos publicanos”. Essa designação traduz o grego architelones indica que ele era um subcontratante de outros coletores.

A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas. Isso quer dizer que essas flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

figo

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo.