Por que Zaqueu subiu em uma figueira brava?

Perguntado por: salves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jericó.

Figueira brava não tem espinhos. arredondada e não tem espinhos.

BOTÂNICA (Datura stramonion) planta herbácea, medicinal, da família das Solanáceas, existente em Portugal, tem folhas grandes, de margens irregularmente denteadas, flores tubulosas, brancas ou azuláceas e frutos ovoides, espinhosos, que encerram alcaloides venenosos, sendo também conhecida por estramónio, erva-dos- ...

Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.

figo

Através de seu fruto, o figo, essa planta serve de alimento a inúmeras espécies de animais que o apreciam bastante apesar de sua polpa ter muitas sementes. Além disso, a figueira abriga diferentes plantas epífitas, isto é, vegetação que vivem sob outras.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Astuto, Zaqueu resolveu o seu problema: trepou ao plátano que ficava no percurso de Jesus. E o cobrador de impostos não só viu o Mestre como teve de o receber em casa, porque, conta a Bíblia, ao passar ali, Jesus levantou a cabeça e ordenou-lhe que descesse porque nesse dia ficaria em sua casa..

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Ficus enormis

Figueira-brava: Ficus enormis.

Zaqueu

Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.

Copaíba (Copaifera langsdorffii) árvore belíssima, de copa ampla e arejada, Madeira resistente, com folhas médias e frutos pequenos apreciados pelos pássaros, pode viver mais de dois séculos.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

Com o passar dos anos esta árvore ganhou um significado, transmutando-se para Símbolo de Prosperidade, Abundância, Castidade, Segurança, Imortalidade e Paz, uma vez que acredita–se ter conexão com o Sagrado.

Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água, são ideais para o cultivo dessa frutífera. Os solos arenosos perdem rapidamente a água e a fertilidade. Além disso, são os mais propícios à infestação por nematóides, não sendo indicados para a cultura da figueira.

O maior problema de Zaqueu estava em seu modo de viver. Muitas vezes somos baixos nas ações, no vocabulário, nos comentários, entre tantas outras “baixarias”. Um relacionamento verdadeiro pede de nós a coragem de expor os nossos defeitos e sentimentos de indignidade e pequenez.

Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.

Existia um homem em Jericó, com o nome de Zaqueu. Este homem era rico e chefe dos publicanos. Odiado pelos judeus e considerado um traidor, já que ele também era um judeu, que se tornou um cobrador de impostos e com isso, passou a trabalhar para os romanos.

Com muita luz, adquire um crescimento vigoroso e frutas de excelente qualidade. A planta também gosta de chuvas fequentes e bem distribuídas. A figueira tem boa adaptação em regiões de clima quente, onde tem a vantagem de produzir o ano todo, quando aplicadas regas e podas que condicionam a frutificação.

Características morfológicas: Árvore lactescente, de 10-20 m de altura, e de imensa copa, podendo chegar a mais de 20m de diâmetro. tronco dotado de raízes que se desenvolvem acima do solo, junto com o tronco da árvore, chegando a medir 90-180 cm de diâmetro.

Os figos são de estruturação carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente energéticos pois são ricos em açúcar.

A figueira é referida como sinal concreto da chegada do verão. Da mesma forma, os sinais realizados por Jesus também são a prova de que o Reino de Deus está bem próximo. Essa parábola é uma das mais difíceis de compreender, e, quando interpretada, é lida em referência ao do fim do mundo.