Por que voto de minerva?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Voto de Minerva é o que decide uma votação que de outra forma estaria empatada. O termo se refere ao episódio da mitologia grega em que a deusa Palas Atena (que corresponde à deusa romana Minerva) preside o julgamento de Orestes, um reles mortal.

[ Mitologia ] Deusa da sabedoria.

Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, filha de Júpiter e Reia. Nasceu, já armada, do cérebro do próprio pai, após Vulcano, deus do fogo, lhe ter desferido um profundo golpe na cabeça.

A Orquestra da UFRJ é uma dos muitas contribuições que a Universidade oferece ao país. Não é por acaso é a figura mitológica da deusa que serve como símbolo à UFRJ. Minerva, segundo a mitologia, é filha do deus dos deuses, Zeus. Ela nasce adulta, da cabeça de seu pai, portando escudo, lança e armadura.

Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva.

Ares é considerado um contraste com Atena, que em guerra priorizava a estratégia. Em geral, era acompanhado dos filhos Phodos e Deimos, medo e terror, quando estava em batalha. Sua beleza física e o comportamento sedutor seriam os elementos que atraíram Afrodite, casada com Hefesto.

Considerada uma das três divindades virgens da mitologia grega, Atena nunca se casou, relacionou ou se apaixonou por alguém. Ao lado de Hera e Afrodite, ela era uma das deuses cujas disputas desencadearam a Guerra de Troia.

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

d- Apolo matou Minerva para conseguir um desejo.

O busto de Minerva no símbolo da Engenharia Civil está ligado ao conhecimento, já que a deusa romana representa a sabedoria e a aprendizagem. Já a engrenagem é representação do conhecimento técnico que envolve o campo da engenharia.

De acordo com a mitologia greco-romana, Minerva “nasceu” já adulta, de uma fenda aberta na cabeça de Zeus. Assim que soube que Métis estava grávida, Zeus a engoliu para evitar que uma profecia revelada por sua avó Gaia (divindade que representa a terra) e por Urano (o céu, filho e amante de Gaia), se concretizasse.

Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça. Dotada de grande sapiência, além de esposa de Zeus, o deus supremo, era sua conselheira.

Minerva se demitiu do Ministério e voltou à Escócia, para ensinar Transfiguração em Hogwarts. Minerva McGonagall era rigorosa — não tolerava brincadeiras durante as aulas e dava detenção àqueles que não faziam sua lição — mas era, ao mesmo tempo, atenciosa e muito justa.

A Minerva a que se refere é o símbolo da UFRJ. A imagem da deusa grega da sabedoria está presente nos canais de comunicação da universidade, nos documentos timbrados e na parede da sala dos colegiados superiores.

Brasão: o perfil da deusa Minerva é o símbolo principal da universidade. Seu desenho foi otimizado para favorecer a reprodução em telas.

Sabemos em “Harry Potter” que os bruxos podem viver mais do que os trouxas. Dumbledore com seus 150 anos (um a mais ou a menos) mostra isso. Com a afirmação de que Minerva McGonagall teria nascido em 1935, ela teria 60 anos em Ordem da Fênix, logo seria considerada uma bruxa de meia-idade.

Atena ficou conhecida como deusa da sabedoria. Ela tinha forte relação com habilidades manuais, dentre as quais se destaca a tecelagem. Ficou marcada por ajudar Perseu a matar a górgona Medusa, que possuía feição horrenda por ter sido punida pela deusa. Ela era filha de Zeus e nasceu da cabeça de seu pai.

Atena se atirou na frente de Zeus antes que ele pudesse ser esfaqueado e foi morta por Kratos.

Até o próprio Zeus tem medo de sua esposa quando está furiosa. Devido a ela ser a Deusa do Casamento, ela tem grande ódio pelas amantes e filhos ilegítimos de Zeus, já que elas são evidências concretas das infidelidades do marido.

Até mesmo a forte e implacável deusa da sabedoria. E o seu único ponto fraco durante aquela guerra tinha nome, olhos acinzentados e agora, estava presa no Tártaro. Atena estava preocupada, tanto que resolveu descontar sua raiva em um deus que podia ter evitado a situação.”