Por que você me conta o que aconteceu e me explica o porque disso tudo?
Corrigindo a frase com os pronomes corretos (porquês), temos o seguinte: "Por que você não me conta o que aconteceu e me explica por quê disso tudo?" Observe que dois pronomes foram corrigidos para dar mais concordância ao que estava sendo perguntado.
Qual é o porquê explicativo?
"Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Faz 3 dias ou há 3 dias?
Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. Se a frase ainda fizer sentido, emprega-se “há”. Se não fizer sentido, o certo é usar a preposição a. – Não o vejo faz dias. >>>
Qual é o porquê de justificativa?
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.
Porque exemplos de frases?
Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar? Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.
Tem antes do porquê?
Porque, por que, por quê e porquê
Vale ressaltar que a vírgula só vem antes do porque (escrito junto e sem acento) que é sinônimo de pois. ex: O Instituto Inspirare criou o site Porvir, porque quer disseminar inovações na educação.
Pode colocar antes do porquê?
Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa. Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo.
Porque é oração?
O que é oração? A oração é uma unidade sintática que se caracteriza pela presença de um ou mais verbos. Dessa forma, a oração se caracteriza sintaticamente pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Por que no fim da frase?
Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.
Por que no sentido de pelo qual?
“Por que”: é sinônimo de “pelo(s) qual(is)”, “pela(s) qual(is)”, “por qual” e “por qual motivo”. “Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação.
Faz 20 anos ou fazem?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Faz 7 anos ou fazem 7 anos?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Está a Anos-luz ou está há anos luz?
Usamos “ano-luz” para medir distância: “...um astro semelhante ao sol a 153 anos-luz de distância da Terra.” O certo, portanto, é “...estão a anos-luz de distância...”
O que é justificar a sua resposta?
verbo transitivo direto Fazer ver que uma coisa não é falsa ou infundada: os acontecimentos justificaram nossas previsões. Tornar legítimo, verdadeiro; dar razão a; legitimar: suas ideias não justificam seu preconceito.
Por que sozinho?
O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?
Faz cinco anos que não o vejo?
Faz cinco anos que não a vejo. > Quando o verbo "fazer" é usado para indicar tempo passado, é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito. Sendo assim, deve ficar flexionado na 3ª pessoa do singular.