Por que viver sozinho?

Perguntado por: acordoba6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo. Isso significa não precisar se importar com o que os outros estão pensando ou se preocupar em atender às expectativas de terceiros.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

Fazer questão de estar sozinho não significa, necessariamente, estar abandonado. Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado.

Querer estar sozinho pode ser uma resposta a uma situação pontual da vida ou até mesmo uma característica de sua personalidade. Se acha que precisa de ajuda procure ajuda profissional. Não. Esse fator isolado não quer dizer nada específico.

Saiba que uma das desvantagens é passar muito tempo sem a companhia de ninguém. Você chegará ao trabalho e não terá ninguém para recebê-lo, por exemplo. Muitas vezes, fará a sua refeição sozinho também. Por isso, é bom levar isso em consideração que há desvantagens de morar sozinho, como passar boa parte do tempo só.

Embora o artigo não afirme que há uma relação de causa e efeito, ou que o isolamento social leve a uma redução do tamanho do cérebro, sabe-se que a depressão – muito associada à solidão – é um fator preditor de demência, pois, na falta de conexão social, o cérebro deixa de receber estímulos.

Declínio cognitivo: Estudos sugerem que a solidão pode aumentar o risco de declínio cognitivo e demência, especialmente em idosos. Redução da expectativa de vida: A solidão crônica tem sido associada a uma menor expectativa de vida, em parte devido aos seus efeitos negativos na saúde física e mental.

A solidão faz com que o cérebro responda de forma diferente a estímulos visuais. Pelo menos, é essa a afirmação de um estudo publicado na revista Psychological Science. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores fizeram um questionário com 66 universitários e conduziram ressonância magnética.

Não é impossível ser feliz sozinho.
Inclusive sexualmente. Viver sozinho não implica em viver isoladamente , dentro de uma bolha (embora algumas pessoas prefiram); também não é patológico; significa apenas que algumas pessoas não querem mais viver relacionamentos abusivos ou desgastados por brigas intermináveis.

SIM.
Realizada com neozelandeses de 18 a 94 anos, a pesquisa criada pela psicóloga Yuthika Girme, comprovou que é possível ser feliz sozinho. O resultado mostrouy que um determinado grupo de pessoas são, sim, mais felizes solteiras.

Estresse e ansiedade. O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. É bom viver ... Solidão Viciante.

É importante tirar um tempo só para você. Mas ficar sozinho, all by yourself, o tempo todo pode ter impactos terríveis – como aumentar as chances de ataques cardíaco ou derrames, diminuir a expectativa de vida e piorar a sua imunidade.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

Isolamento por depressão
Desequilíbrios químicos ligados aos neurotransmissores relacionados ao bem-estar e estresse podem provocar a depressão. É como se a pessoa perdesse a vontade de viver e buscasse mais segurança ao se isolar, o que acaba gerando um círculo vicioso, que só piora o transtorno.

Mas como saber que é preciso passar um tempo sozinho?

  1. Mal humor;
  2. Irritação com coisas pequenas;
  3. Perda de interesse em atividades com outras pessoas;
  4. Sentimento de opressão;
  5. Problemas de concentração;
  6. Ansiedade por estar com outras pessoas.

Mas a resposta é bem simples: na verdade, não existe uma idade exata para morar sozinho. O que existem são necessidades e prioridades, assim como outros feitos na vida, como: namoro, escolha da profissão, ter ou não ter filhos, viajar para fora do País, morar em outro estado ou casar.

Sim, é possível! Ganhar um salário mínimo - que hoje é de pouco mais de mil reais - não te impede de morar sozinho. Mas, é uma tarefa que exige planejamento e economia.

O sentimento de solidão é apenas uma das consequências de não se ter amigos. De acordo com Michelle, estudos apontam que a ausência de amizades está associada ao estresse, que por sua vez pode provocar sintomas físicos, como dores de barriga e de cabeça, e problemas psicológicos.