Por que Vila Isabel tem esse nome?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 31 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

O nome do bairro é uma homenagem à Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea. “A sua principal via, a Boulevard 28 de Setembro, é uma homenagem à data em que a Lei do Ventre Livre foi sancionada”, conta o historiador Maurício Santos. O bairro Vila Isabel foi oficialmente fundado em três de Janeiro de 1872.

Fundado em janeiro de 1872, o Vila Isabel surgiu com a aquisição das terras da Imperial Quinta do Macaco em 1871feita por João Batista Viana Drummond (Barão de Drummond). Francisco Joaquim Béthencourt da Silva foi quem fez o projeto arquitetônico do bairro, que se inspirou na cidade de Paris para construir a região.

52As crianças a quem Seu Mariano fez referência são aquelas que moram nas três favelas – Parque Vila Isabel, Pau da Bandeira e Morro dos Macacos – denominadas homogeneamente, por moradores e não moradores, como “Complexo dos Macacos”.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores. Geralmente, estes locais recebem nomes de pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade, em uma espécie de homenagem póstuma.

Significado de Bairro
substantivo masculino Cada uma das partes principais em que se localiza a população de uma cidade. Porção de território de uma povoação, mais ou menos separada. Arrabalde; subúrbio.

bicheiro

Patrono da Vila Isabel, bicheiro está em prisão domiciliar pelo crime e não verá o desfile na Sapucaí pela primeira vez em quase uma década.

1872

O bairro Vila Isabel foi oficialmente fundado em três de Janeiro de 1872. A inspiração foi a cidade de Paris, na França.

Em 2023, Vila Isabel completa 151 anos como bairro e carrega muitos nomes que fizeram parte de sua história como o Túnel Noel Rosa, a Praça Barão de Drumond e a principal rua do bairro, Boulevard 28 de setembro.

Fundado em 1° de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o primeiro bairro operário planejado do Brasil.

A partir disso, chegou ao litoral em 22 de janeiro de 1532, dia que celebra solenemente a criação da cidade mais antiga do país. O povoado já existente na região foi elevado à categoria de vila, com o nome formal de São Vicente, que ficou determinado como um núcleo organizado.

Essa divisão geográfica deu-se mediante a necessidade de facilitar não só a localização mas também os estudos e pesquisas em determinadas áreas, pois muitas destas se expandem com rapidez. Cada bairro possui suas particularidades, e essas estão especialmente associadas a sua ocupação e ao local em que se encontram.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

No caso da Rocinha, a população contada pelo Censo 2022 foi de 67.199 pessoas, 2,8% abaixo da registrada em 2010.

Rocinha

A cidade do Rio de Janeiro é cheia de comunidades, algumas verdadeiras cidades como os 'complexos' (conjunto de favelas) ou a maior favela do Brasil, a Rocinha.