Por que Vênus recebeu o nome de Estrela Dalva?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Resposta verificada por especialistas
Vênus é um planeta minúsculo muito quente, esse calor por si só já gera muita luz, mas a sua superfície e atmosfera refletem muita luz solar, dando a impressão de que é uma estrela brilhando muito no céu antes do sol nascer ou depois que ele se põe.

Vênus

Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste. Outro planeta que pode ser facilmente identificado a olho nu é Marte, com seu característico brilho avermelhado.

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Vênus é o planeta regente de Touro e Libra. Para a astrologia ele carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.

Dalva: Significa "da manhã", "da aurora" ou "branca". O nome Dalva começou por ser inicialmente "da Alva", passando depois para "d'Alva" até chegar finalmente a sua forma atual. Alva significa "aurora", "manhã e vem da palavra em latim albus, que quer dizer "brilhante", "claro", "muito branco".

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte.

Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas. Com o passar do tempo, pelo atrito entre o manto e o núcleo e pela atividade atmosférica, o planeta teria dado uma cambalhota, e a rotação teria ficado invertida.

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu no céu noturno e são conhecidos por civilizações humanas desde a Antiguidade. Esses nomes são homenagens a deuses romanos, tradição que seguiu pelo mundo ocidental.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

A camada espessa e densa de nuvens faz a luz solar ser fortemente refletida, transformando Vênus no planeta mais brilhante do nosso sistema.

Vênus começa a se tornar visível na direção oeste, muito próximo ao horizonte, logo no início da noite. Seu grande brilho e sua cor branco-azulada são inconfundíveis. Marte também continua sendo visível no início da noite, na direção noroeste. Saturno poderá ser localizado na direção norte, por volta das 19-21h.

A iluminação trazida por nossa estrela mais brilhante, acabará com toda a escuridão. Com isto, mostrará também tudo que se pretendia esconder nas sombras. É fundamental usarmos esta Luz para nossa auto iluminação!!

O que é Lúcifer:
É portanto o portador da luz, ou ainda a estrela da manhã ou filho d'alva, como se encontra em registros antigos. Estas expressões também representavam o Planeta Vênus, um dos corpos celestes mais brilhante e que mantém sua luz ao lado da lua até os primeiros raios da manhã.

12 Como acaíste do céu, ó bestrela da manhã, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: aEu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu btrono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do cnorte.

O planeta Vênus é o segundo do nosso sistema solar a partir do Sol e o mais próximo da Terra, a apenas 61 milhões de quilômetros de distância. Uma de suas principais características é o fato de, como um planeta rochoso, sua superfície ser composta por vales e altas montanhas, cheias de vulcões.