Por que usar talit?

Perguntado por: zcustodio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Sinopse: ENSINAMENTOS JUDAICOS PARA INTIMIDADE COM DEUSNa cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual. Ao olhar para ele, os judeus se recordam das leis de Deus, da responsabilidade em obedecê-las e de que foram chamados para serem santos.

1) Talit e Tsitsít
E será para vós por tzitzit e vereis e lembrareis todos os mandamentos de Deus e os cumprireis (…)”.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Os judeus orientais (também chamados de “mizrahiim”) têm o costume de se cobrir com o talit a partir da idade de treze anos, quando o menino faz o Bar Mitzvah ou até mesmo antes dessa cerimônia.

Normalmente, o talit é um presente da noiva ou de sua família. Habitualmente, os homens usam talit durante os cultos matinais e em Iom Kipur; rabinos e chazanim usam também em outras ocasiões. Nas sinagogas não-ortodoxas, muitas mulheres costumam usar talit.

Como qualquer outro vestuário, este pode ficar sujo devido simplesmente ao uso diário ou por ficar guardado. Devido aos nós do tecido e ao fato de que o talit é uma vestimenta importante, você precisará tomar um cuidado especial ao lavá-lo.

Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.

O TALIT VERMELHO traz a agressividade ao inimigo, o poder total que o joga por terra. O TALIT VERMELHO é a vitória registrada em sua vida, pelo Sangue do Cordeiro de Deus.

Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus”. Este é o mandamento do Senhor aos judeus acerca do talit, que é usado por todo judeu em todo o mundo.

O solidéu é utilizado como quipá em lembrança da soberania divina e como símbolo da identidade cultural judaica. Não há padrão de materiais ou de feitio.

Segundo o Chabad.org, site do movimento hassídico Chabad-Lubavitch, a principal razão desse costume é proteger a mulher dos olhares de outros homens. Além disso, cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada. É um símbolo de recato.

O nome dos cachinhos é peiot, a palavra vem do plural de peá, que significa borda em hebraico. Muitos homens da comunidade ultraortodoxa usam as peiot por interpretarem uma lei da Torá, que proíbe raspar os pelos laterais do rosto, muito ao pé da letra, e por isso, preferem manter os pelos sem cortar.

NOS CANTOS TEMOS UMA CHAMA DE FOGO COMPOSTA PELA FRASE "SHEMÁ YISRAEL" (OUVE ISRAEL / DT 6:4/9) EM CASO DE DÚVIDAS PODEM NOS PERGUNTAR NO CAMPO DE PERGUNTAS.

Os Talit Gadol sãode lã pura, e já vem com os fios nos quatro cantos inclusos. O tamanho 70 é modelo chabad, e mede 150 x 180 cm aproximadamente. Dica: Antes de comprar um novo Talit Gador, meça seu antigo primeiramente para evitar diferenças de tamanho.

Essa forma de vida apenas externaria aquilo que já estava bem consolidado em seu interior; o amor e a obediência ao Deus Eterno! Sendo assim, o uso do talit serve também para lembrar ao homem que ele deve guardar a santidade de Deus e também deve tornar-se cada vez mais santo para o Senhor.

Saias ou vestidos que terminam no tornozelo são as partes de baixo mas tipicamente usadas por mulheres judias Ortodoxas. Meias são sempre usadas por baixo da saia ou vestido. Todas as mulheres Ortodoxas e algumas Ortodoxas Modernas não usam calças na companhia de homens.

O verde e o amarelo, na mística judaica, representam o conceito da faculdade da compreensão, do entendimento. O verde, o amarelo e a cor púrpura representam, também, cabalisticamente, o conceito da propriedade da beleza.