Por que usar seu antes do nome?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Segundo o dicionário Priberam uma das utilizações da palavra seu é: Redução popular em próclise, de senhor (ex.: Como vai, seu Jaime?).

Nos principais dicionários de língua portuguesa que temos no Brasil, encontramos somente a grafia "seu", variando entre inicial minúscula (“seu doutor”, "seu Sérgio") e maiúscula ("Seu garçom", “Seu Fulano”).

Ex: Olha o meu @ ali. Significa que seu Crush está ali (garoto ou garota por quem você tem uma queda).

O Instagram tem uma função chamada "tag de nome" que permite usar a câmera do celular para seguir pessoas rapidamente ou para divulgar o seu perfil de maneira mais fácil.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoseuseus
Femininodonadonas

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Significado de teu
Pertencente ou próprio da pessoa com quem se fala: tua blusa, tua vida. Pessoa com quem se tem uma relação de amizade, de afeto; de quem se gosta: qual é o teu cantor favorito?

Portanto, somente faça uso dos pronomes quando eles estiverem adequados às pessoas do discurso convenientes, ou seja: “teu” faz referência à segunda pessoa do singular, tendo em vista a forma verbal adequada; e “seu” à segunda pessoa indireta.

Pronome - classe de palavras que substitui ou acompanha os substantivos. Na oração, "seus" é um pronome possessivo.

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

'Tua' e 'teu', 'sua' e 'seu': quando usar? Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'.

1 dele, dela, deles, delas, de você, de vocês, do senhor, dos senhores, da senhora, das senhoras, vosso, vossa, vossos, vossas.

2) Quando a palavra “seu” antecede o nome de alguém, a sua função não é a de pronome, neste caso se trata de uma forma reduzida de “senhor”. Exemplos: O seu João está em casa? Seu Joaquim entregou as compras.

Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa "a quarta parte": arroba (15 kg em números redondos) correspondia a ¼ de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).

Arroba nos e-mails
O e-mail (ou correio eletrônico) utiliza sempre a arroba [@]. Esse sinal gráfico deve ser colocado, no endereço eletrônico, depois do nome do usuário e antes do nome do provedor de e-mail.

Ray Tomlinson

A era moderna do símbolo arroba nasceu em 1971 com Ray Tomlinson, quando este deu de caras com um dilema: como conectar pessoas que programavam computadores uns com os outros.