Por que usar roupa branca no batismo?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja.

Se for direto para festa sem ir a cerimônia na igreja, a camiseta é permitido. A roupa de batizado não tem que ser branca, mesmo se for bebê, criança de 1 ano, 2 anos, 6 anos… não importa. Mas há um consenso que o branco reflete a pureza, então na pratica precisa ser branca pra trazer boas vibrações.

Use cores discretas
As cores também são importantes, a maioria das pessoas usam branco nos batizados e essa é uma boa opção de vestir em um batizado. Mas, se você não curte a cor branca pode optar por outras cores, desde que sejam discretas.

O que não é indicado usar no dia do batizado do seu filho?

  • Vestidos curtos não são muito recomendados. ...
  • Prefira vestidos mais soltinhos. ...
  • Cores fortes também não são uma boa ideia. ...
  • Atenção à maquiagem. ...
  • Vestidos longos sempre caem bem. ...
  • Um vestido midi também esbanja elegância.

Lembre-se, nesta ocasião deixe a cabeça da criança mais livre, então nada de chapéus, bonés ou faixas com flores enormes. A hora do batismo pede mais simplicidade.

Look para madrinha de batismo
Para madrinhas de batismo o ideal são looks mais sóbrios, com cores claras e sem brilho. É importante também que a roupa seja bem confortável e não possua muitos detalhes que podem acabar arranhando o bebê.

Evite cores fortes e chamativas, como preto e roxo. Aposte em tons pastéis em combinação com peças de roupas brancas. Abuse da delicadeza, com tecidos bordados, poás, rendas e babados.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Segundo as tradições da igreja católica, eles serão os responsáveis por cuidar e garantir que a criança percorra os caminhos da fé. A roupa do bebê: Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Se você optar por uma calça jeans o melhor é que tenha cor escura ou pode ser de outros tecidos mais sociais. Ou seja, não tem para onde correr, nunca use moletom, calças de academia ou tactel em um batizado. Esse tipo de visual não é nada combinante para esse estilo de evento.

Não existe regra específica de roupas a serem usadas, mas é importante que o look seja discreto, devido ao ambiente sagrado da cerimônia.

Desde o século 6 ele é usado no batismo, mas poucos sacerdotes mantêm a tradição. “O sal é um símbolo muito profundo, muito bonito. Cristo fala: 'vois sois o sal da terra e a luz do mundo'. O sal é aquilo que dá sabor.

Qual o dever da madrinha de consagração? A Madrinha de consagração irá guiar e proteger a espiritualidade e a fé da criança. Através do seu aconselhamento, ela deve reforçar o papel da madrinha de batismo e ajudar o afilhado a professar sua fé no dia a dia.

Sempre se lembre de pegar modelos mais sociais, elegantes, com detalhes sutis e cores neutras ou claras, sem se esquecer de não abusar nos decotes ou comprimento muito curto no caso das calças ou saias que você for usar, afinal, não podemos nos esquecer que, além de ser um batismo, você estará dentro de uma igreja, ou ...

Uma boa opção são os vestidos curtos ou de coquetel, ainda que sempre deverão estar na altura do joelho e não mais curtos do que isso. Como já ressaltamos, recomenda-se optar por cores que não sejam muito chamativas, de modo que o bege, as cores terra ou os tons pastéis são os ideais.

Meu eterno agradecimento pelo convite de ser madrinha do bebê mais maravilhoso que existe no universo. Sei que a minha missão é complementar carinho e compartilhar ensinamentos. Recebo esse desafio com dedicação e todo o amor que tenho no peito. Desde que você chegou, encheu a minha vida de felicidade e propósito.

1. Aposte no branco e nos tons pastéis. O batismo representa também a purificação, assim como a cor branca. Por esse motivo, ela é a escolhida tanto para a roupa da criança quanto para muitas decorações de batizado.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.