Por que usar o cabeamento estruturado?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 23 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Ele proporciona mais segurança de rede no ambiente empresarial. Isso porque o sistema de instalação é todo desenhado de maneira a permitir alterações e movimentações em todo o sistema de computadores. Um cabeamento estruturado pode trazer inúmeros benefícios que justifiquem o investimento para a organização.

As únicas desvantagens desse cabo, é que o custo de instalação é maior. Já que o cabo é mais caro e precisa de mão de obra especializada. Agora você já conseguiu ter uma ideia bem ampla sobre o que é, e como funciona o sistema. E principalmente se sua empresa, necessita da instalação do sistema de cabeamento.

Características de um Cabeamento Estruturado
Meios de transmissão e disposição físicas padronizados; Enquadramento em padrões internacionais; Projeto e instalação totalmente sistematizados; Fácil controle e administração do sistema de cabeamento.

De um modo geral, pode dizer-se que a estrutura em rede também apresenta as suas vantagens e desvantagens. As vantagens integram: a competitividade global; a flexibilidade da força de trabalho; a necessidade de supervisão pequena; e a redução das despesas gerais administrativas.

A decisão sobre qual cabeamento utilizar vai depender muito da estrutura física do prédio da empresa e da necessidade mais recorrente. Se, por exemplo, o foco é a escalabilidade e flexibilidade, fibra óptica pode ser ideal.

A fibra óptica apresenta vantagens em relação aos cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada por todos. A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com velocidade que pode chegar até a Tb/s.

Cabos de cobre, fibra óptica e coaxial são os tipos mais comuns utilizados em sistemas de cabeamento estruturado. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do cabo certo dependerá das necessidades específicas do projeto.

No caso do cabeamento não estruturado, que é o convencional, a instalação de cabos é feita por demanda. A cada nova demanda, é necessário mexer na infraestrutura novamente. Já a rede estruturada é preparada para acomodar novos cabos, sem danos ao cabeamento já instalado.

Por ter uma organização que é capaz de suportar frequentes mudanças sem modificar a distribuição dos cabos, o cabeamento estruturado é essencial para locais que têm demandas de reestruturação constantes. Com isso, diminui a inatividade dos sistemas utilizados, o que torna as operações realizadas mais eficazes.

Apesar da crescente necessidade pelo Wi-Fi – principalmente por conta da dependência dos dispositivos mobile, como celulares e tablets – a rede cabeada tem a preferência disparada. Isso por que ela oferece uma conexão mais estável e segura para os usuários.

Cabeamento de Cobre
O par trançado blindado (STP) fornece uma proteção contra ruídos melhor do que o cabeamento UTP. No entanto, em comparação ao cabo UTP, o cabo STP é significativamente mais caro e difícil de instalar. Como o cabo UTP, o STP usa um conector RJ-45.

1. [ Telecomunicações ] Acto ou efeito de cabear ou de instalar os cabos necessários a determinado equipamento ou serviço de transmissão. 2. [ Telecomunicações ] Conjunto dos cabos necessários a determinado equipamento ou serviço.

As empresas que fazem parte de uma mesma rede compartilham expertise e know how entre si. Isso nos leva a um outro benefício de atuar no modelo em rede: o aumento da competitividade. Organizações em rede se tornam mais competitivas pois atuam em conjunto somando suas forças e multiplicando suas vantagens competitivas.

Como vimos, faz parte da infraestrutura de redes todo o cabeamento para ligar e interligar os aparatos entre os diversos ambientes, conectores, patch panels, switches, roteadores e redes sem fio.