Por que usar indígena e não índio?

Perguntado por: aneves4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Índio é uma palavra vazia de significado, indígena é uma palavra cheia de significado. Índio não significa nada, indígena significa originário", disse o escritor e ativista Daniel Munduruku.

“Indígena” é o termo mais correto, e não “índio”. Indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado. Ele significa “natural do lugar que se habita” ou “aquele que está ali antes dos outros”, sendo abrangente com a grande pluralidade de povos originários.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

É muito comum ouvirmos alguém utilizar a palavra “índio” para se referir a uma pessoa dos povos originários. Porém, há alguns anos, esse termo se tornou pejorativo e a comunidade passou a questionar o uso, visto que o termo foi criado pelos colonizadores, reduzindo assim a pluralidade de muitas etnias.

O termo correto para se referir a um membro das populações originárias do Brasil é “indígena”.

1 indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

No Brasil, o Dia do Índio passou a incorporar o calendário brasileiro em 2 de junho de 1943, após a assinatura do decreto-lei 5.540 por Getúlio Vargas. Porém, no ano passado, a lei 14.402/2022, nascida de um projeto da Joenia Wapichana (Rede-RR), determinou a mudança de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

O termo "tribo" surge de uma ideia estereotipada assim como a palavra "índio”. Estes termos não os representam, pois traz à tona a ideia de que o indígena é um só, entretanto existem diversas etnias, línguas, crenças e costumes em muitos territórios, aldeias e cidades.

Redação troca 'índio' por 'indígena'; uma palavra muda tudo, diz linguista - 16/08/2022 - UOL ECOA.

legais da história dos povos nativos do Brasil, conhecidos como indígenas. Os termos 'índios e indígenas' são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá e Xavante.

Maior tribo indígena do Brasil: a Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima, com cerca de 9,6 milhões de hectares, é considerada a maior tribo indígena do Brasil em termos de área espacial.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. A história humana está marcada por eventos de encontros e confrontos entre grupos com diferentes etnias e culturas.

Para eles, tal nomenclatura foi criada pelos colonizadores como meio de reduzir a pluralidade da população, uma vez que gerou uma imagem distorcida – levando a crer que se referia aos povos das Índias – e assim o distanciando da identidade de cada povo que existia.

Esse termo não é considerado o mais adequado para se referir aos povos indígenas, seja pela reprodução do estereótipo que a palavra ainda carrega ou por ele não ser capaz de dar conta de toda a diversidade existente nas comunidades em questão, compostas por povos e características diferentes.