Por que usar enforcador?

Perguntado por: icardoso6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O acessório é indicado para passear com cachorros de todos os portes e tamanhos, especialmente os animais maiores e mais fortes, como Pitbull, Rottweiler e Pastor Alemão. A principal função da coleira enforcador é evitar os puxões durante os passeios e ensinar o animal a andar ao lado do tutor.

Use o enforcador apenas quando estiver trabalhando com seu cão e jamais deixe que ele fique com a ferramenta no pescoço ao longo do dia, principalmente sem supervisão. Seu cão pode enroscar o enforcador em alguma parte da sua casa, ou em algum objeto e de fato ficar sem ar.

Para saber o tamanho adequado para seu cão, meça o pescoço dele fazendo uma volta inteira com fita métrica. Alguns cães tem a cabeça maior que a largura do pescoço, portanto é importante medi-la também, pois o enforcador tem que passar por ela.

Uma ferramenta extremamente usada em adestramentos de cães, a coleira enforcador é usada principalmente para evitar que o seu cão puxe a guia durante o passeio nas ruas.

Coleira de obediência (enforcador)
Ela funciona da seguinte maneira: a coleira fica em volta do pescoço e com a guia acoplada, e quando o pet puxa demais a circunferência da coleira diminui, apertando o seu pescoço. Ao perceber o desconforto, o animal começa a evitar aquele comportamento de puxar durante os passeios.

Não use correntes e enforcadores. Elas são desconfortáveis, muito pesadas e frequentemente machucam e “cortam” os pelos ao redor do pescoço. Ainda há o risco de causar lesões cervicais e aumentar a pressão intraocular. Muitos cães aprenderam a andar de coleira e guia através de trancos e puxões.

A coleira martingale é um tipo de coleira para cachorro que impede fugas e garante mais controle sobre o seu cão sem aquele efeito de asfixia presente em guias unificadas ou enforcadores.

A guia unificada é uma excelente ferramenta de trabalho e conta com a praticidade de ser duas ferramentas em uma (enforcador e guia). O uso da guia unificada, como o uso de todas as ferramentas, deve ser feito de maneira correta e responsável, já que essa é uma ferramenta de treinamento que permite correções.

O tutor nunca deve deixar o cachorro preso na corrente, ou a uma coleira o cachorro deve ficar livre. Infelizmente no Brasil essa é uma atitude vista como normal por parte da população, mas hoje é vista por lei como maus tratos e de fato é um tratamento que coloca o cão em uma situação de muito sofrimento.

Mas na verdade, o enforcador com garras de metal não foi pensado pra ser usado desta forma. A maneira correta de usá-lo seria com as garras para fora, de modo a proteger o cão do ataque de lobos e onças, que mordem diretamente o pescoço.

A argola que desliza pelo fio deve vir da zona inferior do pescoço. Ou seja, o fio deve correr por cima do pescoço do cão e não o contrário. Quando segurada na horizontal, o desenho da estranguladora deve ser um “P” voltado para baixo. O cão deve sempre caminhar do lado esquerdo do dono.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Sim, o cachorro entende quanto o outro morre e isso pode impactar diretamente no comportamento e na saúde dele. Os cães são animais extremamente sensíveis e capazes de criar vínculos afetivos tanto com seus humanos quanto com outros animais.

Por que filhote não pode ter contato com outro cachorro? O principal motivo é o fato de o pet ainda não ter imunidade suficiente para entrar em contato com outros animais, assim como transitar por ambientes externos, entre eles, a rua e os parques.

De acordo com adestrador Bruno, esse tipo de coleira pode contribuir bastante para o processo de adestramento do animal, mas não pode ser utilizado de qualquer jeito.

O enforcador limita a força do animal através de uma pressão desconfortável em seu pescoço. Apesar do nome, o enforcador para cachorro não enforca e nem machuca o animal. Ele pode ser uma ferramenta muito importante para o adestramento se usado da forma correta e associado aos estímulos positivos.

O ideal é que o tamanho escolhido vá do pescoço até ultrapassar o focinho do seu pet. Isso evita que ele consiga alcançar a área que precisa ser isolada. É necessário medir a base do pescoço até a ponta do focinho, deixando a fita métrica reta. Meça também a circunferência do pescoço do animal.