Por que usar argamassa branca?

Perguntado por: lquarteira5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

As argamassas brancas são recomendadas para peças claras devido a maior facilidade na limpeza das mesmas.

Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação. Argamassa AC3 Branca - Mesma função da ac3 cinza além de ser apropriada para blocos e pastilhas de vidro. Argamassa Porcelanato – Indicada para porcelanatos, pedras naturais, mármores e granitos.

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Geralmente, as argamassas colantes brancas têm a mesma função que a argamassa colante cinza, ou seja, colar revestimentos. Entretanto, as argamassas de cor branca são utilizadas para aplicação e colagem de revestimentos de base clara.

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

3. Respeite o tempo de secagem. Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.

A argamassa AC2, por sua vez, é recomendada para assentamento de revestimentos e pisos de áreas externas, expostas a variações do tempo. O produto é interessante para revestir, por exemplo, fachadas e piscinas de água fria. Já a argamassa AC3 é altamente aderente e aguenta temperaturas elevadas.

Vantagens. Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

A cor branca é obtida a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, em condições especiais durante a fabricação. Para ser considerado um cimento branco, o índice de brancura deve ser maior que 78%.

O cimento branco é muito versátil!
Pode ser usado normalmente para projetos arquitetônicos e construção de estruturas, mas também pode ser usado em decorações, esculturas, revestimentos e acabamentos. Um ótimo uso é nas estruturas com maior nível de detalhamento, já que o material é mais delicado e fino.

Tipos de material de argamassa
Possui maior resistência e aderência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento.

A especificidadeda argamassa branca está justamente na adição de determinados aditivosquímicos que garantem a colagem de peças cerâmicas com baixa capacidade de absorção de umidade, além de evitarem manchas em revestimentos de coloração clara.

“São produtos diferentes: a argamassa é utilizada para o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte deve ser utilizado no acabamento entres as juntas”.

AC-II. Com uma quantidade maior de aditivos, a argamassa AC-II oferece uma maior aderência, sendo sugerida para ambientes internos e externos com temperaturas elevadas, maior umidade e/ou com a ação do vento.

O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.

Você sabe a diferença entre a argamassa comum e a colante? A argamassa comum é uma mistura de cimento, água, areia (ou outros agregados), podendo ou não conter aditivos, já a argamassa colante é também composta por esses elementos mais aditivos que têm papel de aumentar seu poder de adesividade e tempo em aberto.

A adição de excesso de cimento, realizada geralmente com o intuito de melhorar o comportamento mecânico, acaba por ter um efeito nocivo sobre a argamassa.

Se a argamassa não for de primeira, não vai se fixar no piso base e, alguns meses depois, todo o trabalho de assentamento de piso pode começar a rachar e a se soltar do chão. Vale conferir também qual é argamassa correta para cada aplicação. Além da argamassa, o cimento também precisa ser de primeira qualidade.

Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. Em dias quentes e/ou com presença de vento, esse umedecimento é indispensável.