Por que usa dois pontos?

Perguntado por: rgalvao2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração.

Dois pontos ( : )
Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

– Os dois pontos substituem uma conjunção adversativa, causal, consecutiva ou conclusiva».

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Enumerações de palavras que devem ser escritas com letras minúsculas, a exemplo de substantivos próprios; Enumerações com frases longas ou períodos compostos; Quando ocorre mudança de parágrafo, comum em discursos diretos; Em citações.

A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Peça aos alunos que, em duplas, escrevam uma frase que identifique o que aprenderam sobre discurso direto e indireto, os sinais de pontuação e sua função. Espera-se que digam que nomeiem os sinais de pontuação usados, que no discurso direto , usamos travessão, dois-pontos, (existe aspas também), mas são os mais usuais.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.