Por que usa barba?

Perguntado por: egentil2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.

A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus. Embora as barbas não sejam necessárias para a salvação, é interessante notar que quase todos os homens mencionados na Bíblia tinham barba. Como vimos, não é de hoje que deixar a barba crescer vai e vem na moda!

É chamado de barba, portanto, o conjunto de pelos cujo crescimento se desenvolve desde o início do pescoço até a área das orelhas, cobrindo as bochechas e o queixo. Os pelos que crescem no lábio superior e sob o nariz são chamados de bigode.

Além disso, a hidratação é fundamental para que na hora do beijo a barba esteja macia, sem machucar ou dar a impressão de estar ressecada. Um bom óleo e o balm são fundamentais para manter essas características em dia.

É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até fazer parecer que você é mais velho, mas algumas pessoas envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças a fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.

A pogonofilia é a atração ou desejo sexual por indivíduos que possuem barba. Tal qual outros fenômenos, esse em questão leva em conta um aspecto de aparência de uma pessoa.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita!

Ter uma barba por fazer pode mostrar um lado sensitivo dos seus usuários, já que também não possuem um rosto limpo, deixando algo macio para elas tocarem. Mas isto é sentido apenas pelos mais perceptivos: tem quem vá olhar sua barba e achá-lo um preguiçoso por “não cuidar do visual”.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Pesquisa revela que 88% dos homens do país usam algum tipo de barba; especialista explica como desenvolver e tratar uma barba de forma saudável. Cerca de um terço (33%) dos brasileiros usam barba para se sentirem mais atraentes.

Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses.

Além de proteger a bochecha e o queixo dos raios UV, o bigode serve como uma barreira natural contra bactérias contidas na poeira, um dos agentes causadores da asma. Há ainda a possibilidade de inflamações na garganta durarem menos tempo, também por conta dos pelos faciais.

1- Em períodos de abstinência sexual a barba cresce mais rápido. Durante período de abstinência a testosterona, o hormônio responsável pelo crescimento de pelos no rosto, aumenta no organismo masculino. Aumentando assim a velocidade do crescimento dos pelos.

  1. Tenha paciência. Para toda jornada, é necessário dar o primeiro passo: esqueça a lâmina de barbear por um bom tempo. ...
  2. Cuide sempre da higiene. Assim como o cabelo, a barba também acumula impurezas no decorrer do dia. ...
  3. Invista no óleo para barbear. ...
  4. Apare os pelos. ...
  5. Penteie a barba.

Charada. Qual é o homem que precisa de fazer a barba várias vezes ao dia? Resposta: O barbeiro.

A primeira é uma simples questão genética. Alguns homens têm mais pelos do que os outros, com crescimento em maior volume e com fios mais grossos — nesses casos, é natural terem muito pelo no pescoço. A segunda, menos comum, é que o homem pode sofrer de algum tipo de distúrbio hormonal.